Qual vitamina resseca os lábios?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

A falta de vitaminas no nosso corpo, principalmente a vitamina B2, mas também falta de vitamina A e C levam a um ressecamento dos lábios. Alguns tipos de anemias também podem causar essas alterações.

Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial.

A queilite esfoliativa pode ser decorrente de disfunções da tiróide e de doenças auto-imunes, mas muitas vezes não é possível identificar sua origem. Pode estar ainda associada ao hábito de morder e lamber repetidamente os lábios.

(Anemia perniciosa) A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção. Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas.

O lip balm, conforme a dermatologista, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento - alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E.

Hábitos saudáveis são as melhores maneiras de combater o ressecamento dos lábios. A ingestão diária de água e uma boa saúde bucal são alguns dos passos necessários para resolver o ressecamento desta área. Além disso, em temperaturas extremas, de muito sol ou frio, evite a exposição do rosto por longas horas.

O azeite de oliva pode ser um ótimo aliado no combate ao ressecamento labial e a receita com esse ingrediente é bem simples. Para fazê-la, coloque uma xícara de azeite de oliva em um pote de vidro esterilizado e mergulhe dois sachês de chá de erva cidreira ou capim limão. Deixe tampado por três ou quatro dias.

Como cuidar dos lábios ressecados?

  1. Aplique algum hidratante labial antes de dormir. ...
  2. Dê preferência para batons com ação hidratante. ...
  3. Cuidado diário: lip balm. ...
  4. Cuidado esporádico: máscara labial. ...
  5. Beba bastante água. ...
  6. Não passe a língua muitas vezes nos lábios. ...
  7. Evite batons de duração muito longa.

LÁBIOS SECOS E RACHADOS SÃO UMA QUEIXA COMUM
Esta secura provoca sensação de queimadura desagradável. A condição se desenvolve quando os lábios são sensíveis a condições externas, como frio e sol. Às vezes, é uma reação a um alérgeno em um batom ou outro produto.

Portanto, se tornaram nos dias de hoje um dos principais recursos no arsenal de ativos numa formulação cosmética. São eles, a vitamina C, Vitamina E, resveratrol, entre outros. Portanto, é fundamental hidratar e utilizar produtos que contenham antioxidantes em nossos lábios", aponta a dermatologista.

A alta concentração de Vitamina C e antioxidantes como o Romã ajudam os lábios a se protegerem contra os agressores ambientais danos futuros.

A dermatite labial é uma doença de pele que inflama principalmente a região ao redor da boca. Ela também pode se espalhar ao redor do nariz, causando irritação, aparição de lesões avermelhadas e ressecamento, podendo até mesmo evoluir para a região dos olhos.

Se você está com lábios ressecados e ardendo, pode ser por conta de queimadura solar, irritações causadas por produtos e reações alérgicas, infecções, deficiências nutricionais, doenças de pele e autoimunes, entre outras causas.

A dermatite perioral se manifesta por meio de uma erupção na face, ao redor da boca, formando pequenas pápulas avermelhadas ou, rosadas, com ressecamento e descamação da pele, podendo evoluir também com pústulas em alguns casos mais agressivos. É comum observar uma fina faixa de pele poupada, mais próxima dos lábios.