Qual vitamina responsável pela memória?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

vitamina B3

A vitamina B3, ou “niacina”, auxilia no desenvolvimento da memória, além de combater o estresse.

Vitaminas B
Esta família de vitaminas protege o cérebro de diversas formas.

Os melhores chás para memória fraca são os ricos em antioxidantes, como chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba.

Além do afamado espinafre, a couve, a rúcula e os brócolis oferecem ácido fólico, vitamina que resguarda a massa cinzenta e ajuda a reduzir o risco de demências. Ela também aparece em vários estudos por atuar em prol do DNA das células cerebrais.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Ritalina (Metilfenidato)
Usado para: melhorar a atenção e a concentração, facilitar a memória e o aprendizado, e deixar mais alerta; Efeitos colaterais: pressão alta, arritmia, perda de sono e de apetite.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Lavitan Memória é um suplemento de vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do cérebro. Rico em Colina, Magnésio e Fósforo, também possui ações antioxidante e fortalecedora da imunidade.

O ômega-3 é um dos melhores suplementos para o cérebro. Tanto o DHA quanto o EPA, os ácidos graxos da sua composição, possuem diversos benefícios para a atividade cerebral.

Ingredientes: Um punhado de alecrim Um punhado de ginseng Uma colher de chá de noz-moscada em pó Um litro de água fervente Modo de preparo: Adicione a água fervente ao recipiente com os ingredientes e deixe por 20 minutos. Após isso, coe e tome uma xícara cinco vezes ao dia.

Estresse e ansiedade
Esses são os principais fatores que ocasionam a perda de memória, principalmente em pessoas mais jovens. Situações de estresse levam à ativação de muitos neurônios e regiões do cérebro, o que pode sobrecarregá-lo e dificultar sua atividade mesmo ao realizar tarefas simples, como se lembrar de algo.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Vitamina D

Vitamina D
Apesar de ter seu papel na absorção de cálcio como o grande destaque, ela também é muito importante quando falamos em saúde mental.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.