Qual vitamina produz queratina?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A biotina ajuda no metabolismo de nutrientes e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas.

Ingerir alimentos ricos em proteína dá ao corpo os aminoácidos de que ele necessita para produzir queratina. A carne vermelha, peixe, frango, carne de porco, ovos, leite e iogurte são alimentos ricos em proteínas. As melhores fontes vegetais de proteína incluem feijão, nozes, manteigas e quinoa.

As alterações hormonais podem causar piora durante a gravidez e puberdade. Além disso, o aumento da produção de queratina na pele ainda pode ser causado pelo uso de roupas muito apertadas ou, então, pela deficiência de vitamina A no organismo.

Diversos fatores podem ser responsáveis pela baixa no nível de nutrientes e queratina nas unhas, como alimentação desequilibrada, pouca ingestão de água, contato com produtos à base de solventes e até mesmo a remoção errada dos alongamentos nas unhas.

Reposição de queratina
A boa notícia é que é possível repor essa proteína tão importante para a proteção superficial do corpo. “A queratina pode ser reposta por cremes, máscaras, shampoos e condicionadores – e até alguns óleos finalizadores.

Como a queratina é o principal componentes dos fios e das unhas, a biotina tem ação direta no seu fortalecimento e crescimento.

Você deve observar se os fios estão ásperos e quebradiços. O ideal é que estejam suaves e macios. Além disso, vale se olhar no espelho e prestar atenção na aparência deles. Cabelo com frizz em excesso, com pontas duplas espigadas e ressecado, precisa de reposição de queratina.

vitaminas B7

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

A queratina é uma proteína fibrosa que apresenta como características a conformação rígida, elasticidade e impermeabilidade à água. Possui origem animal e é encontrada na epiderme dos vertebrados e em alguns anexos epidérmicos, como pelo, unha, cascos, penas e escamas.

Entre os principais alimentos com queratina, proteína rica em aminoácidos, estão: peixe, ovo, carne, gelatina, leguminosas, frutas cítricas, leite e derivados.

A queratose pilar é uma condição principalmente genética caracterizada pela produção excessiva de queratina na pele e que, quando não tratada, pode evoluir para lesões com aspecto de espinha que podem inflamar e deixar manchas escuras na pele.

De acordo com a médica, a queratose pilar é caracterizada pelo ressecamento e aspereza da pele. “Além disso, a doença é responsável pela hiperqueratose em torno dos folículos pilosos, o que acaba gerando as pequenas bolinhas nos orifícios dos pelos, dando um aspecto rugoso - como se fosse pele de galinha”, explicou.

Auxilia na saúde da pele, cabelos e unhas. Contribui para o metabolismo energético. Fortalece os fios e evita unhas quebradiças.

Consumir diariamente alimentos ricos em biotina como amendoim, avelã, farelo de trigo, noz picada, ovo cozido, pão integral, amêndoa, entre outros, também pode ajudar a combater a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rápido.

A Queratina é indicada principalmente para ajudarr no crescimento e fortalecimento dos cabelos e das unhas, além de auxiliar na saúde e beleza da pele e diminuir as dores e sensação de peso nas pernas, por conta de melhorar a circulação venosa, reduzindo também o inchaço.

A recarga de queratina é um tratamento que age de dentro para fora, repondo nutrientes e fechando as cutículas que foram abertas por processos químicos como descolorações e alisamentos.

Já a radiação UVB destrói as moléculas de queratina e deixa os fios mais frágeis.

As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.