Qual vitamina aumenta melanina?

Perguntado por: lzaganelli3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.

Outros fatores além da luz solar podem causar aumento de melanina em pontos ou placas (localizados) ou em áreas disseminadas da pele. Raramente, outras substâncias além da melanina causam o escurecimento da pele. Células especializadas chamadas melanócitos produzem o pigmento melanina.

Se você já usa a vitamina C na sua rotina de skincare, com certeza já percebeu sua pele mais luminosa e uniforme, certo? No entanto, muitas vezes o produto com vitamina C pode escurecer, deixando dúvidas quanto à sua eficácia.

Nossa dica é priorizar, principalmente, alimentos ricos em vitamina A, mas alimentos ricos em vitamina C são igualmente valiosos. Inclua no prato também os grãos integrais, brócolis, cenoura, abacate e lentilha, que são fontes de vitaminas e cobre.

A principal função da melanina é proteger o DNA da pele (núcleos das células epiteliais) da incidência de raios ultravioletas. Ela é produzida pelas células epiteliais chamadas de melanócitos ou melanoblastos, através da tirosina. O hormônio que estimula os melanócitos é chamado de melatonina.

Seu tratamento consiste no controle das lesões através do uso contínuo do protetor solar, uso tópico de substâncias clareadoras (como a hidroquinona), peelings e aplicações de luzes e lasers. De acordo com a SBD, o protocolo contempla um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

O ácido azelaico é um inibidor da tirosinase que reduz a produção de melanina. Além disso, o ácido kojic tópico é cada vez mais utilizado; é um agente quelante que bloqueia a conversão da tirosina em melanina.

betacaroteno

– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.

Albinismo. O albinismo é um distúrbio genético que acontece quando a pessoa tem pouca ou nenhuma melanina no organismo. Normalmente, ela apresenta uma pele extremamente despigmentada, cabelos brancos e olhos azuis. “Também aumenta o risco de perda de visão e danos causados pela exposição ao sol”, completa Dr.

vitamina C

A vitamina C é uma das mais utilizadas na indústria dermocosmética por causa dos benefícios que proporciona à pele. Referência antioxidante, a Vitamina C previne e minimiza rugas e linhas finas, é indispensável nos tratamentos antienvelhecimento e ainda estimula a produção de colágeno e elastina.

Se as manchas na pele são um incômodo para você, saiba que a vitamina C pode dar um jeitinho nesse problema. Com uma ação clareadora, o ativo é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Para uma pele mais hidratada é fundamental reduzir a perda de água transepidérmica e reforçar a barreira cutânea contra as agressões de agentes externos. Quem ajuda a cumprir muito bem esse papel é a vitamina B3 ou Niacinamida e a vitamina B5 ou D-pantenol.

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

1) Damascos. Com grande quantidade de vitamina A no damasco, a fruta tem beta-caroteno, um dos responsáveis por dar aparência bronzeada. Além disso, os carotenoides que oferecem a cor laranja para a fruta também ajudam a produzir melanina.

vitamina C

PQQ: (Pirroloquinolina quinona) é um nutriente importante para o coração, mente e corpo. Possui um poder antioxidante, 100 vezes maior que a vitamina C, que ajuda a potencializar a ação contra os radicais livres, prevenindo o aparecimento dos cabelos brancos.

Uma das substâncias que tem sido associada à prevenção do cabelo branco é o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que ajuda a produzir e manter novas células em nosso corpo.