Qual vitamina aumenta e qual diminui a melanina na pele?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

VITAMINA C

É bem conhecida por sua ação clareadora, já que é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

Vitaminas para pele com manchas e lesões

  • vitamina B3: atua como agente clareador e iluminador, reduzindo manchas;
  • vitaminas B5 e B6: com ação cicatrizante, são utilizadas para tratar manchas causadas por cravos e espinhas;
  • vitamina C: ajuda a clarear melasma e manchas de sol.

VITAMINA C
É bem conhecida por sua ação clareadora, já que é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Ácido Tranexâmico é um ácido para clarear a pele? Outro ácido clareador bastante eficiente é o Ácido Tranexâmico Ele tem o poder de inibir a síntese de melanina, clareando assim algumas manchas da pele e pode ser, inclusive, considerado um ácido para melasma.

As vitaminas B5 e B6 auxiliam a normalizar as funções da pele. Elas atuam controlando a produção de sebo nas glândulas sebáceas e têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, aumenta a resistência natural da pele e promove a renovação celular.

O mais utilizado é a hidroquinona que inibe a atividade da tirosinase, enzima essencial para a síntese de melanina nos melanócitos.

Melawhite. Atua inibindo a ação da enzima tirosinase, responsável pela produção da melanina. O Melawhite consegue minimizar manchas pré-existentes e até mesmo manchas adquiridas com a idade. Ele também ajuda a reduzir o bronzeamento da pele e pigmentações como sardas e manchas senis.

Um dos fatores responsáveis pela diminuição da melanina nos fios é a idade, que consequentemente causa o embranquecimento do cabelo. Esse processo é chamado de canície — nome dado à despigmentação capilar. Não só o passar dos anos, mas o estresse e algumas doenças, como tireoidites ou anemia, também causam a canície.

Deficiências de vitaminas e minerais, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico também podem causar a coloração roxa na pele.

O aumento nas taxas hormonais é a principal causa. Os hormônios femininos têm ação direta na pigmentação da pele, principalmente o estrogênio e a progesterona, além disso, desconfia-se que o hormônio Melanotrófico, que age na liberação da melanina, também seja o responsável pelo aparecimento das manchas.

Estudos de eficácia de Pure C 20 Hyal revelaram que os primeiros resultados já começam a aparecer em apenas 28 dias de uso e com uma única aplicação diária deixando a pele mais clara e iluminada além de combater rugas, marcas de expressão e tratar os sinais do envelhecimento da pele.

Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas

  1. Aplique o protetor solar todos os dias. ...
  2. Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ...
  3. Esfolie a pele com frequência. ...
  4. Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ...
  5. Invista num tratamento clareador.

"O protetor solar ajuda a diminuir a produção de melanina, o que previne o aparecimento de novas manchas, e também auxilia na proteção do DNA das células em relação aos efeitos perigosos dos raios UVA e UVB, amenizando as já existentes", afirma Gustavo.

6 dicas para uma pele lisa e hidratada

  1. Cuide da sua alimentação. A alimentação é o principal fator para ter uma pele bonita e saudável. ...
  2. Hidratação diária. A pele precisa ser hidratada sempre! ...
  3. Por que fazer depilação a laser? ...
  4. Não saia sem protetor solar. ...
  5. Evite tomar banhos quentes.

A vitamina A é fundamental para a reparação e manutenção da pele. Se sua pele é seca e vive descamando, pode ser um sinal de que você é deficiente em vitamina A.

As vitaminas C e E são fundamentais para o clarear das manchas e para combater os efeitos do fotoenvelhecimento, aquelas manchinhas causadas pela exposição ao sol. Boas fontes de vitamina C são: abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

Os polifenóis presentes no chá verde inibem a enzima tirosinase que está relacionada à produção de melanina.

A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns fatores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

" A melanina é uma pigmentação que temos na pele, que é ativada quando entramos em contato pelo sol. Quando tomamos sol, nosso orgnismo se defende por meio da melanina, que é uma barreira". Mas não pense que é só comer certos alimentos e fim da história.