Qual vitamina aumenta a dopamina?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Pesquisas demonstram que a vitamina D ajuda a regular a produção de adrenalina e dopamina no cérebro e impede a depleção de serotonina.

Esse aminoácido está presente em diversos alimentos, mas também pode ser sintetizado no fígado a partir de outro aminoácido, a fenilalanina. Como a maior parte da dopamina é sintetizada pela tirosina, é importante uma alimentação bastante diversificada para garantir a síntese desse neurotransmissor.

Antidepressivos tricíclicos (ADT)
Os ADT agem sobre os níveis de serotonina e noradrenalina, e de forma menos significativa, contribuem ainda para elevação da dopamina.

Uma das principais causas é a idade avançada. À medida que envelhecemos, a produção de dopamina diminui. Além disso, alguns medicamentos podem afetar a produção de dopamina, como os antidepressivos e os antipsicóticos. Outras possíveis causas da falta de dopamina são o estresse, a falta de sono e a má alimentação.

A banana
Ela faz isso porque o efeito da banana no nosso cérebro é simplesmente sensacional: Favorece a produção de triptofano. Fornece vitamina A, C, K e B6, componentes básicos para favorecer a síntese e o metabolismo de vários neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Com a voltametria cíclica é possível “medir quanto de dopamina está sendo liberada de uma forma muito rápida quando alguma coisa acontece”.

Alimentos como a quinoa, o arroz com feijão e a semente de abóbora são excelentes pedidas. Probióticos Naturais: Os alimentos ricos em probióticos naturais (iogurte natural, kefir e o chucrute cru, por exemplo) são excelentes aliados para a produção da dopamina natural.

A dopamina é produzida nos chamados neurônios dopaminérgicos. No citoplasma desses neurônios, a dopamina é sintetizada com base na tirosina, um aminoácido. A tirosina é obtida, em grande parte, por meio da dieta, entretanto, uma porção é produzida no fígado.

O cloridrato de dopamina é indicado em caso de hipotensão (pressão baixa), choque (cardiogênico, séptico, anafilático, hipovolêmico [com reposição volêmica criteriosa]), retenção hidrossalina de etiologia variada.

A serotonina é produzida em dois lugares no nosso corpo: o intestino e o cérebro. Contudo, 95% da serotonina é produzida no intestino, por meio do sistema nervoso entérico, e apenas 5% são produzidos no cérebro.

O desequilíbrio desse mecanismo, ou seja, a deficiência, excesso ou a ausência da produção de dopamina pelos neurônios dopaminérgicos está relacionado a algumas doenças. Veja problemas que podem ocorrer com a falta de dopamina: Parkinson.

A dopamina está relacionada com o chamado sistema de recompensa, que é um circuito neuronal no cérebro que influencia diretamente as nossas emoções. Esse sistema garante a motivação para realizar certas atividades, como a sensação de felicidade quando comemos ao ter fome.

O cloridrato de fluoxetina, também conhecido pelo seu nome comercial Prozac, é um medicamento antidepressivo que pertence à classe do inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

Todos os medicamentos antipsicóticos eficazes conhecidos bloqueiam os receptores de dopamina. Os medicamentos antipsicóticos mais recentes (asenapina, clozapina, iloperidona, lurasidona, olanzapina, quetiapina, risperidona e ziprasidona) também bloqueiam os receptores da serotonina, que é outro neurotransmissor.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.

Tudo isso vem dos neurotransmissores que são ativados no corpo humano a partir de ações ou eventos. Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Frutas. Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. "Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti.

Não há evidência de que pessoas com TDAH tenham um nível abaixo do normal de dopamina ou norepinefrina, mas há evidência de que têm um aumento do número de transportadores de dopamina que desativam a dopamina quando um sinal é enviado. Dopamina afeta a atenção, o humor, os movimentos e a motivação.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.