Qual virtude combate à avareza?

Perguntado por: efigueiredo4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

No caso da avareza, um dos sete pecados capitais, a virtude que a combate é a generosidade, uma das sete virtudes e, semanticamente, seu termo antônimo.

O oposto da inveja é a caridade, o desapego e o altruísmo.

A virtude moral com a qual se combate o vício da preguiça ou acídia é a diligência. Este termo vem do latim de diligere que significa 'amar', o que deixa em evidência o seu estreito vínculo com a virtude teologal da caridade. A diligência pode ser compreendida como a disposição em realizar algo com dedicação e cuidado.

Avarento significa mesquinho, miserável, sovina, que não é generoso, que não faz caridade. É aquele que é sordidamente apegado ao dinheiro. Avarento é um adjetivo que qualifica aquele indivíduo que tem avareza, ou seja, que tem apego demasiado ao dinheiro, que tem o desejo ardente de acumular riqueza.

Avareza na Bíblia
Para o cristianismo, a avareza é um dos sete pecados capitais. É, portanto, considerado um vício condenável, que se contrapõe às virtudes da generosidade, compaixão, solidariedade, altruísmo, etc.

A generosidade, por sua vez, combate a avareza. A virtude da generosidade leva a compartilhar bens materiais ou espirituais com os outros e culmina na oferta de si mesmo. A devoção ao doce e imaculado Coração de Maria pode estimular essa virtude. A virtude da castidade combate a luxúria.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

Diligência significa ter cuidado, atenção ou dedicação para realizar uma tarefa. Também pode significar a agilidade, planejamento ou rapidez de uma pessoa para fazer alguma atividade. No campo do estudo de ética e filosofia a diligência é considerada uma virtude de perseguir objetivos e zelar por ter bons princípios.

As 7 Virtudes Capitais – O QUE ESTAMOS APRENDENDO?

  • HUMILDADE X ORGULHO.
  • PACIÊNCIA X IRA.
  • SANTIDADE X LUXÚRIA.
  • EQUILÍBRIO X GULA.
  • GENEROSIDADE X GANÂNCIA.
  • DISPOSIÇÃO X PREGUIÇA.
  • CONTENTAMENTO X INVEJA.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

Confira algumas dicas práticas:

  1. Assuma a responsabilidade. ...
  2. Encontre objetivos que realmente o motivem. ...
  3. Exercite a força de vontade. ...
  4. Afaste-se do que te deixa estagnado. ...
  5. Defina metas para si e cumpra-as. ...
  6. Não reclame e não se autointitule preguiçoso. ...
  7. Comemore cada pequeno progresso.

Nault aponta que o remédio monástico para a acídia é perseverar, a hypomonè (o ato de permanecer sob o jugo, literalmente traduzido). Do mesmo modo, vencer a acídia seria vencer sua raiz, a philautía – o amor- próprio (Nault, 2004, p. 239).

Dicas simples para vencer a preguiça

  1. 1) Divida uma tarefa maior em tarefas menores. ...
  2. 2) Descanse e pratique exercícios físicos. ...
  3. 3) Consiga se motivar. ...
  4. 4) Pense nos benefícios. ...
  5. 5) Fazendo uma coisa de cada vez. ...
  6. 6) Pratique A visualização. ...
  7. 7) Aprenda com pessoas de sucesso.

Existem dois tipos de avareza: aquela necessária à sobrevivência e a que trata do acúmulo desnecessário. A primeira garantiu a nossa presença na Terra e é tão antiga quanto a própria vida. A segunda vem sendo estudada pela Ciência, mas ainda não foi descoberta uma região específica no cérebro responsável pela avareza.

O avarento emocional é aquele que está sempre calculando seus passos e verificando cada manobra que vai realizar de forma meticulosa para evitar o mínimo de riscos possíveis. Ele alega medo de sofrer ou de perder aquilo que possui. Considera tudo precioso demais para colocar no meio na fogueira.