Qual virose causa vômito e diarreia?

Perguntado por: oveloso9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e resistência que provoca condições gastrointestinais como: diarreia, vômitos e febre alta. Ele pode ser transmitido pelo consumo de alimentos e água contaminada, além do contato com pessoas infectadas.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Quando consultar um médico
Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

Alimentos gordurosos, como carnes e queijos gordos, frituras em imersão, embutidos como linguiça, presunto, peito de peru, salame, salsicha, entre outros, são exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é: Tomar bastante líquido, como água e sucos; Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Basicamente, a diferença entre doenças virais e bacterianas está no modo como elas se desenvolvem no hospedeiro. Uma vez que todos os tipos de vírus necessitam das células para se reproduzir, a progressão do problema se dá na proporção em que células são afetadas. As bactérias, por outro lado, não necessitam disso.

Beber muitos líquidos, como água, chás, sucos, soro caseiro e sais de reidratação oral, evita a desidratação nos casos em que há vômitos e diarreia. Principalmente nos casos de virose em bebês, crianças e idosos, é preciso estar ainda mais atento ao risco de desidratação.

Sintomas das Viroses
São esses os sinais: Náusea e vômito: normalmente, viroses causadas pelo norovírus geram sintomas como náusea e vômito, seguidas de dor abdominal e diarreia líquida. Outros sintomas que podem vir também são febre, calafrios, fadiga, mialgia e dor de cabeça³.

Não existe um remédio específico para curar viroses gastrointestinais. E nem é preciso, pois na maioria dos casos a doença é autolimitada e de curta duração. O principal objetivo do tratamento é impedir que o paciente desidrate por conta das grandes perdas de água nas fezes e nos vômitos.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Confira 8 receitas.

  • Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  • Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  • Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  • Chá de Pitanga. ...
  • Chá de Quitoco. ...
  • Chá de araçá ...
  • Chá de Romã ...
  • Cidreira.