Qual versículo fala do louvor?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Podemos louvar a Deus porque Ele é poderoso. A Bíblia diz em Salmos 21:13: “Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.” Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3: “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor.

Em primeiro lugar, devemos louvar a Deus porque Ele merece.
Um verdadeiro adorador louva a Deus em todos os momentos, sejam quais forem as circunstâncias. A palavra de Deus nos motiva a louvar a Deus, pois nos revela o Seu caráter maravilhoso. Seja inspirado pelos seguintes versículos sobre louvor.

Quem deve louvar a Deus e como? A Bíblia diz em Salmos 150:1-6 “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza!

Através do louvor, nossa fé é fortalecida, somos consolados e ficamos mais alegres, porque lembramos do poder e do amor de nosso Deus. Temos muitas razões para louvar a Deus. Ele nos criou com amor e carinho. Ele nos dá vida, nos protege e nos sustenta.

O louvor é uma porta que nos leva à Sua presença e nos alegra com Sua Presença. “Contudo, tu és Santo, entronizado entre os louvores de Israel.” (Salmo 22.3); Louvor e adoração nos ajudam a centralizar em Deus e não em nós mesmos. Quando genuinamente louvamos a Deus, nosso coração está n'Ele e não em nossas ansiedades.

O louvor a Deus traz a libertação que nosso coração necessita (Jo 8,31-42)

O louvor que liberta é o louvor ativo, que parte da pessoa para Deus. Simplesmente colocar um CD de louvor na sua casa, e sair, não vai "limpá-la" como muitos crêem. Ouvir louvores no carro não vai te livrar de acidentes no trânsito. CDs de Louvor não são folhas de arruda.

A música foi dada pelo próprio Deus para preencher um propósito educacional. Em Deuteronômio 31:19-22, o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever um cântico e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito explícito de fazer com que Israel se lembrasse através daquele cântico aquilo que Deus havia feito por eles.

Nas doutrinas monoteístas, como o cristianismo, por exemplo, o louvor é praticado através de canções, danças, cultos e demais manifestações de adoração à Deus. Antigamente, no primórdio das doutrinas cristãs, o sacrifício de animais era também considerado uma forma de agradecer ou agradar a Deus.

Louvar é falar bem de Deus, seja em uma oração, seja em um hino, seja em uma conversa com o colega de trabalho. Louvor tem a ver com o que eu digo. Já adoração é algo lá dentro de mim. É uma atitude que tenho diante de Deus.

Louvor é uma forma de adoração a Deus.
Adoração é dedicação e amor total a Deus. Quando louvamos a Deus, expressamos essa dedicação. Louvar é uma maneira prática de adorar a Deus. Quando algumas igrejas têm um tempo de “louvor e adoração” durante o culto, significa que é um tempo para louvar a Deus através da música.

Entre os discursos proferidos pelo homem no livro do Êxodo, o canto de Moisés (Ex 15,1c-18) é o mais extenso. Trata-se do primeiro canto nas Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, veiculando uma oração de louvor ou exaltação.

Dizer que Deus habita no meio dos louvores significa que Deus é honrado quando seu povo fiel rende louvores a Ele. Deus não depende de qualquer aclamação ou invocação humana para existir ou se manifestar; mas o seu reino é manifestado aos seus adoradores quando eles lhe adoram.

A Bíblia diz que devemos louvar a Deus em todo tempo (Salmos 44:8). Na igreja louvamos a Deus junto com outras pessoas e durante o resto da semana podemos louvar a Deus individualmente. O louvor une os crentes e desenvolve o relacionamento pessoal com Deus.

O louvor que a agrada Deus vem de um coração quebrantado e contrito (Sl 51.16,17) e pode ser expresso por palavras e ações. O Salmo 100.1-5 diz: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto.

O louvor é uma forma de expressar nossa fé e nos aproximarmos de Deus. Ao louvar a Deus, reconhecemos sua presença em nossas vidas e agradecemos a ele por suas bênçãos e amor incondicional. O louvor é também uma forma de resistir ao mal e às tentações, e fortalecer-nos na fé.

Quando adoramos a Deus, nós O reconhecemos e O recebemos com a mesma reverência que o antigo povo das Américas. Nós nos aproximamos Dele com sentimentos incompreensíveis de admiração e assombro. Nós nos maravilhamos em gratidão pela bondade de Deus. E assim, adquirimos esperança.

Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil. Portanto louvar significa “admirar, falar bem, elogiar, engrandecer”.

Mara Souza

Deixa Deus Te Usar - Mara Souza - LETRAS.MUS.BR.