Qual verniz usar em flores secas?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 9 votos

Para impermeabilizar essas flores depois de secas, usamos verniz spray fosco ou então laquê sem álcool. E vale uma atenção especial na conservação do arranjo: a exposição à luz do sol altera a cor das folhagens e flores, então a não ser que seja proposital, deixe-as longe de pontos iluminados.

Pode utilizar dois materiais. A primeira opção, é distribuir as flores e as folhas entre papel de cera e colocá-las dentro de um livro pesado; quanto mais pesado, melhor. A outra opção passa por utilizar papel de jornal e depois envolvê-lo em papel de cozinha e numa última capa de cartão.

Misture 60 ml de laca e 90 ml de álcool desnaturado em um balde.

  1. Não use a laca antes de eventos de exibição de rosas.
  2. O álcool desnaturado costuma ser usado como produto de limpeza, mas é tóxico quando ingerido. Portanto, use equipamento de proteção e lave bem as mãos depois de manuseá-lo.

É só preservar as flores em resina e usar o resultado como decoração, peso de papel ou presente em ocasiões especiais! Comece desidratando algumas flores por cinco a dez dias para que elas mantenham sua cor vibrante. Depois disso, dá para você terminar o projeto dentro de quatro ou cinco horas. É bem simples!

Leve as folhas à mistura de glicerina. Use uma vareta ou a ponta de uma colher para afundar cada uma de leve na solução (entre 1,5 e 2,5 cm). Cubra as folhas e coloque algum peso em cima se elas ficarem flutuando.

2 anos

Quanto tempo dura uma flor desidratada? Uma flor desidratada costuma ter um ciclo de vida que pode variar entre 1 ou 2 anos, dependendo do lugar onde estiverem e dos cuidados recebidos.

No fundo, vá colocando a sílica gel, e acomodando as flores para a secagem, cobrindo-as com mais sílica, até que elas sejam totalmente cobertas. As flores devem ser deixadas por até 48 horas, na sílica gel. Depois desse prazo, com uma pinça, retire-as cuidadosamente.

Cuidados de conservação do buquê de flores:
- Coloque o buquê de flores em um vaso com água limpa; - Retire as folhas que ficarem submersas; - Mantenha as flores em local arejado; - Coloque ½ colher de café de água sanitária para cada litro de água para evitar a formação de fungos.

Como secar plantas
As espécies devem ser penduradas de cabeça para baixo, dessa forma a gravidade ajuda a manter a planta reta. "É preciso secar cada flor separadamente", alerta a profissional. Quando você seca o buquê todo juntinho, você favorece a umidade que é prejudicial para o arranjo seco.

Quando o buquê fica pronto, é o momento de cuidar do seu acondicionamento. De acordo com Caroline, ele deve ficar na água em local fresco e arejado. “O buquê deve estar em pé, de preferência sem encostar em nenhum local que possa amassar as flores.

Misturar meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas de vinagre branco em um litro de água é uma receita simples e caseira que pode ser colocada junto com a água do vaso, pois prolonga a vida das rosas, segundo a Flores Online. Faça isso sempre que trocar a água.

Misture duas partes de água quente por uma de glicerina, de maneira proporcional. Quando as tiver, mergulhe as flores na solução e deixe-as de molho durante alguns dias. Este processo de secagem é lento, de forma que pode levar até 10 dias para observarmos que as plantas escureceram e que têm uma textura pegajosa.

A Resina Poliéster Cristal é a mais usada por ser econômica, muito versátil e de fácil manuseio. Com ela se produz diversos produtos em vários seguimentos nessa área.

Algumas noivas não querem se desfazer do buquê e uma boa alternativa é deixá-lo secar. Retire as folhas do caule, forme pequenos maços e pendure de cabeça para baixo. Coloque-as em um lugar seco e aguarde com paciência. Este processo pode levar semanas ou mesmo alguns meses para que ele seque completamente.

  • Bandejas.
  • Chaveiros.
  • Cinzeiros.
  • Incensário.
  • Plaquinha de Manicure.
  • Porta Retrato.
  • Placa PIX.
  • Moldes.

Com as suas folhas já desidratadas, passe sobre elas cuidadosamente, uma leve camada de cola de decoupagem. Espere secar e passe do outro lado da folha. Repita esse processo dando a segunda demão de cola de decoupagem. Pronto, suas folhas podem ser guardadas até que você decida qual projeto quer realizar.

Se você cultiva plantas em casa, saiba que a glicerina bidestilada é uma grande aliada. Aplique algumas gotas de glicerina em um pano e passe nas folhas das plantas para limpar, deixar com brilho e impedir que o pó fique depositado nas folhas.

Sua fórmula possui ação emoliente e umectante, ideal para hidratar o cabelo, rosto e corpo. A Glicerina Farmax é indicada para uso tópico em adultos e crianças. De origem vegetal, a glicerina previne a formação de rugas, atenuando as já presentes.