Qual verme causa convulsão?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Equinococose, cenurose e esquistossomose podem causar sintomas semelhantes aos da cisticercose, incluindo convulsões, cefaleias, mudança de personalidade e incapacidade mental.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes. A cisticercose é provocada pela infestação de larvas da Taenia solium nos tecidos do hospedeiro.

Ainda segundo a pasta, a neurocisticercose é “tratada por meio de medicamentos prescritos por médicos, porém, medidas de saneamento básico, como serviços de esgoto e água potável, em conjunto com a educação das comunidades, são as formas mais eficientes de prevenir a doença”.

Quantos tipos de convulsão existem?

  • Crises focais.
  • Crises generalizadas.
  • Crises de origem desconhecida.

A mioclonia, por vezes confundida com a hipertonia, ocorre com muito mais frequência na convulsão. Quando é observada em pacientes com síncope, as peculiaridades são a menor duração, a assimetria dos movimentos e o aparecimento tardio em relação à perda de consciência.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O diagnóstico da teníase é feito pelo exame parasitológico de fezes e o tratamento com medicações anti-parasitárias específicas.

Apesar dos nomes complicados, a maioria das infestações não é grave. Os casos preocupantes são quando há uma infestação muito severa (muitos bichos no intestino, que podem provocar uma obstrução) ou quando há uma complicação (como no caso do ovo da solitária, que pode ir para o cérebro).

Se os pacientes têm infecções sintomáticas, tratar com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol.

Simples e eficiente, o EPF diagnostica não apenas a presença dos parasitas, mas também determina os tipos de vermes.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Doenças que geralmente causam convulsão:

  • HIV;
  • AVC;
  • Tétano;
  • Diabete;
  • Epilepsia;
  • Meningite;
  • Tumor cerebral;
  • Distúrbio do sono.

Os exames laboratoriais de sangue devem ser seguidos pelo EEG (eletroencefalograma), que é um exame eletrofisiológico. Portanto, o EEG vai analisar a função elétrica cortical cerebral e poderá detectar e localizar a área com atividade anormal capaz de provocar as crises convulsivas.

Caso você presencie uma crise convulsiva em público, também é importante ficar atento à duração do episódio; se este durar mais de 5 minutos, encaminhe a pessoa a uma emergência ou chame uma ambulância imediatamente.

A epilepsia é uma doença crônica causada por diversos fatores, enquanto a convulsão, é um tipo intenso de ataque epilético, que não indica que o paciente tenha epilepsia, necessariamente, a não ser que estas convulsões sejam recorrentes.