Qual velocidade do vento é perigoso?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 29 de abril de 2023
4 / 5 8 votos

Os ventos os superam 50 km/h. Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.

Os ventos fortes de duração intermédia (cerca de um minuto) são denominados borrascas ou também lufadas. Os ventos de longa duração (ver: escala de Beaufort) têm vários nomes de acordo com a sua intensidade média, como brisa, vento forte, ventania, tempestade ou furacão.

Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

As tempestades de categoria 5 registram ventos de pelo menos 250 km/hora. Além dos ventos devastadores, as tempestades da categoria 5 provocam ondas catastróficas, causando inundações semelhantes às de um tsunami.

Tornado

Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora.

As variações de pressão na atmosfera causam o deslocamento de massas de ar, o que forma o vento. Assim, quanto mais frio o ar, mais rápido nosso corpo tende a perder calor para o ambiente. Rajadas de ar mais fortes e rápidas podem, ademais, acelerar o processo de perda de calor.

Dá-se o nome de rajada ao vento de grande intensidade que dura pouco tempo e que aparece de forma repentina. O vento implica a circulação e o deslocamento de gases: quando a velocidade do vento aumenta abruptamente por um lapso reduzido, dá-se uma rajada.

Se estiver dentro de casa, evitar ficar perto de janelas ou portas de vidro (podem explodir devido a pressão). Locais mais seguros são o banheiro, porão ou corredor. Se morar em prédio, procure o andar mais baixo. Importante também ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos e o condutor deve reduzir a velocidade imediatamente. Segundo especialistas em direção defensiva, em caso de ventos transversais ao carro, o ideal é abrir as janelas e redobrar a atenção.

- Deve manter a calma e abrigar-se em locais seguros onde não possa ser atingido por objetos arrastados, evitando tocar em cabos/fios elétricos e deve afastar-se de materiais suspensos com risco de queda e de superfícies envidraçadas.

O Furacão Catarina atingiu o país, na região costeira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no ano de 2004. Segundo meteorologistas, esse foi um caso raro no Brasil. Os ventos atingiram cerca de 180 km/h, afetando cerca de 40 cidades e deixando mais de 500 pessoas feridas e mais de 30 mil desabrigadas.

Os 168,8 km/h registrados na estação de Siderópolis são um novo recorde na rede de monitoramento do governo de SC. Antes, o registro mais forte tinha acontecido em Celso Ramos, no Planalto Sul, com ventos de 161,9 km/h em outubro de 2010.

Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.

Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.

A Pombogira 7 ventos, faz parte de uma hierarquia dos ventos ligado ao mistério do ar, assentado a esquerda do trono da lei na 5ª vibração divina. Sobre a guarda da Divina Mãe Iansã.

10 nós correspondem a 18,52 km/h; 20 nós a 37,04 km/h; 30 nós a 55,56 km/h; 50 nós a 92,6 km/h.

Os vendavais, também chamados de ventos muito duros, correspondem ao número 10 na escala de Beaufort, compreendendo ventos cujas velocidades variam entre 88,0 a 102,0 km/h. Os vendavais são provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar.

Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.

Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (WMO, na sigla em inglês), essa foi a mais forte ventania já observada na História. A cidade mais ventosa do mundo é a capital da Nova Zelândia: Wellington.

Commonwealth Bay

Por sua vez, conclui a publicação, o lugar mais ventoso da Terra é a Commonwealth Bay, na Antártida (Alisdair McDonald). De fevereiro de 1912 a dezembro de 1913, os cientistas de Cape Denison, um cabo rochoso à beira da baía, mediram a hora mais ventosa já registada, em 153 km/h.