Qual veículo posso dirigir com a categoria e?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sobre a E, é possível conduzir um automóvel de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6 mil kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares.

Vamos lembrar da definição: precisa de E quando for uma combinação de veículos. Neste caso, mesmo sendo articulado, é um único veículo, inclusive com um único número de placa, então é categoria D. Porém, segundo o Detran, se a parte articulada passar dos 6 mil quilos, será exigida categoria E.

CNH Categoria E
Na categoria E, é permitido conduzir todos os veículos das categorias B, C ou D, e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou lotação que exceda oito lugares. Ex.: Veículo com dois reboques acoplados.

A categoria designada para dirigir uma Kombi de nove (9) lugares é a D, que permite a condução de ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

Para dirigir van, o motorista deve possuir a categoria D, que permite que ele dirija van ou qualquer outro veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares, além do motorista.

Mesmo o caminhão bitruck sendo um caminhão com 4 eixos, ele não tem articulação. Além disso, o bitruck não arrasta um reboque ou semirreboque, então pode ser conduzido por motoristas que tenham habilitação na categoria C.

Categoria B
Os veículos dessa categoria devem contemplar a combinação de unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, desde que respeitem a lotação e a capacidade de peso mencionadas.

Por conta de seu Peso Bruto Total (PBT) de 5.352 kg, a Ram 3500 só pode ser dirigida por motoristas com habilitação nas categorias C ou superiores, que autorizam a condução de caminhões. Se esse não for o seu caso, melhor providenciar uma carteira nova.

Categoria "E": Ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade;Estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria "D"; Estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria "C"; Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Se o seu objetivo é conduzir caminhões, saiba que a CNH de caminhão é da categoria C ou E. Para veículos de carga acima de 3,5 toneladas, será necessária a CNH C. A categoria D permite apenas a condução de veículos com mais de oito passageiros e os veículos da categoria B.

Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.

Por exemplo: no português brasileiro “motorista” é quem conduz automóveis, ônibus ou caminhões. Se for uma moto, o condutor vira “motoqueiro”, “motociclista”. Mas se o caminhão, o ônibus, o carro ou a moto forem de corrida, aí o condutor tem o mesmo nome: “piloto”. Se você conduz trens, a designação é “maquinista”.

A categoria B habilita o motorista a conduzir veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluindo o motorista.

Proposta autoriza motorista da categoria B a dirigir caminhonete com reboque. O Projeto de Lei 3942/20 eleva de 3.500 kg para 6.000 kg o limite de peso bruto total da combinação de veículo e unidade acoplada conduzida por condutor habilitado na categoria B.