Qual veia do pescoço e fatal?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Posteriormente aos músculos, está localizada a veia jugular interna (VJI) que, segundo os compêndios de anatomia, pode variar bastante em relação ao seu tamanho(14-15). É descrito também que a VJI não possui valvas, portanto, quando perfurada, pode levar à morte por hemorragia incontrolável(1).

As artérias carótidas são as principais artérias que levam sangue para o cérebro. Elas estão localizadas no pescoço e são ramos da artéria aorta, a maior artéria do corpo que se origina do coração.

“Se essa extremidade for grande e traumatizar repetidamente a carótida, a artéria sofre uma lesão, afetando o fluxo de sangue e propiciando a formação de coágulos, que ao se desprenderem vão obstruir as artérias cerebrais, causando o AVC.”

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

Existem as veias jugulares externas e internas, duas de cada lado do pescoço, sendo que as jugulares internas têm calibre maior do que as externas.

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

As veias jugulares externa e interna são as duas principais veias que drenam o sangue da cabeça e do pescoço. As veias jugulares externas são mais superficiais e drenam, para as veias subclávias, o sangue da região posterior do pescoço e da cabeça.

Na verdade, existem quatro veias jugulares, duas de cada lado do pescoço. As veias jugulares internas são muito maiores do que as externas.

Dor na veia do pescoço.
Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

Quais os Sintomas da Dissecção da Artéria Vertebral?

  1. Tonturas.
  2. Vertigens.
  3. Dor de cabeça.
  4. Dor no pescoço.
  5. Barulho, zumbido ou tinido no ouvido.
  6. Náuseas (enjôo)
  7. Vômitos.
  8. Distúrbios da visão.

A dor do infarto também tende a irradiar para outras áreas, como costas, pescoço, mandíbula e ombro esquerdo. A sensação de aperto no peito também tente a levar à falta de ar, o que resulta em um mal-estar que afeta o estômago da vítima de infarto.

A lesão também pode desencadear o sistema de coagulação do corpo. Um coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo no local da ruptura. Ou pedaços do coágulo podem se romper e bloquear o fluxo sanguíneo em ramos menores da artéria. O fluxo sanguíneo bloqueado ou diminuído pode levar a um mini-AVC (AIT) ou AVC.

Os sintomas dessas lesões incluem rigidez de nuca, ombro ou dor no braço, dor de cabeça, dores faciais e vertigens. A dor de uma lesão causada por um acidente por veículo a motor pode ser causada por estiramentos musculares ou lesões às articulações entre as vértebras.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.