Qual veia da mão vai para o coração?

Perguntado por: ugomes8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

vena amoris

Esta é uma história que remonta à Idade Antiga. Nessa era, os romanos acreditavam que a veia no quarto dedo da mão esquerda (o anelar) estava diretamente ligada ao coração. Devido a esta crença, chamavam-lhe “vena amoris” (“veia do amor”, em tradução livre).

Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado. A diferença entre as duas alianças é que, geralmente, a joia de namoro é uma aliança de prata ou de aço.

A Vena Amoris
Como os gregos acreditavam haver ligação direta entre o coração e o dedo anelar da mão esquerda, juntaram a concepção da veia do amor com a simbologia egípcia do anel. A tradição foi adotada também pelos romanos e, posteriormente, pelo próprio Vaticano.

Eles agem como filtros, retirando os corpos estranhos da corrente sanguínea. Com o toque dos dedos, o médico verifica se os gânglios apresentam alguma alteração.

Vascularização da mão
Estes dois vasos sanguíneos cursam inferiormente nos lados radial e ulnar do antebraço, respectivamente. As artérias radial e ulnar emitem os seguintes ramos específicos na mão: Arco palmar superficial. Arco palmar profundo.

As veias da mão podem sim ser tratadas, porém, diferentemente das veias das pernas, a ausência das veias da mão podem trazer prejuízo para a circulação da mão - que pode provocar edema (deixar a mão "inchada") e por isso deve-se pesar muito bem o risco e o benefício desta intervenção.

Do átrio o sangue flui para o ventrículo direito e é levado para os pulmões pela artéria pulmonar. Após sofrer hematose nos pulmões, o sangue é levado por quatro veias pulmonares até o átrio esquerdo, de onde flui para o ventrículo esquerdo.

Qual é a mão de casado? A mão para uso da aliança de casado é o dedo anelar da mão esquerda e é comum ser de ouro.

A partir do dia do casamento, tanto a noiva, quanto o noivo, usam as duas joias no dedo anelar esquerdo.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

Tanto no polegar da mão direita quanto no da esquerda, não há absolutamente nada que indique uma piora de saúde ou do estado emocional (ou ainda do futuro) de quem está usando o anel. O que pode acontecer com que usa, é receber uma série de críticas ou elogios quanto à cor, modelo e tamanho.

Anel no dedo médio
Por estar posicionado no meio da mão, é interpretado como símbolo de equilíbrio e individualidade. O uso do anel no dedo médio também pode ser indício de desejo de estabilidade na vida e, talvez, insegurança e medo de assumir comprometimentos.

O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão afetado fica inflamada, interferindo no movimento normal de deslizamento do tendão pela bainha”, explica Dra. Marina. A inflamação prolongada da bainha pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento.

O nome é a junção do termo “What's up?”, que significa algo como “o que está havendo?” ou “o que está rolando?”. Além disso, para escolher o nome do programa, eles aproveitaram a sonoridade da palavra “app”, que soa similar a “up” (para cima) e é a abreviação de “application program” (aplicativo).

A pulseira feita com a alça do sutiã é uma trend do TikTok e significa que a pessoa que usa a pulseira é comprometida ou tem dono (a), isso tudo porque a alcinha do sutiã é engatada de uma forma que lembra uma algema!

As áreas azuladas (cianose) nas pontas dos dedos das mãos são causadas pela diminuição de oxigênio no sangue decorrente de fluxo sanguíneo lento devido ao estreitamento parcial dos vasos sanguíneos.