Qual valor normal de coagulação?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Valores normais: 5 a 14 minutos.

As alterações na coagulação ocorrem quando o organismo perde a capacidade de produzir quantidades suficientes de proteínas necessárias para ajudar o sangue a coagular e interromper a hemorragia. Essas proteínas são identificadas como fatores de coagulação, sintetizadas quase sempre no fígado.

A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula muito facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem.

A coagulação normal do sangue é um processo complexo, onde as células sanguíneas e as diferentes proteínas do sangue juntas cicatrizam os vasos sanguíneos danificados e controlam o sangramento.

Nos casos de coagulação deficiente, ferimentos provocam grande perda de sangue (hemorragia), causando problemas de saúde que podem ser graves. Já a formação excessiva de coágulos (trombose) compromete o fluxo sanguíneo e o interrompe, encapsulando-o em pequenos vasos do organismo.

Caso exista algum problema com um coágulo sanguíneo no coração a pessoa pode ter sintomas como batimentos irregulares ou acelerados; dor aguda no peito e dor no braço esquerdo. Se o problema atingir os pulmões sintomas como tosse com muco ou sangue, dor ao respirar e tonturas, podem ocorrer.

A vitamina K é essencial para o organismo. Ela auxilia na coagulação sanguínea, contribui para a saúde dos ossos e pode ser utilizada em bebês prematuros.

Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres.

A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula muito facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem. Os níveis séricos de proteínas que controlam a coagulação são medidos.

O coagulograma pode identificar alterações que cursam com sangramentos e que podem ter diversas causas, tais como:

  • Doenças hematológicas;
  • Intoxicações;
  • Doenças infecciosas, como dengue.

deficiência de vitamina K; desenvolvimento de anticoagulantes circulatórios – anticorpos que reduzem a atividade de um fator específico de coagulação; doença hepática grave – hepatite, cirrose, esteatose hepática aguda da gravidez ou insuficiência aguda das funções do fígado.

O coágulo de sangue tem cura e o tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes utilizados sob prescrição médica. Nos casos em que há complicações, o tratamento dependerá do tipo do coágulo e da complicação que ele causa ou causará.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

Vegetais verde-escuros como espinafre, brócolis e repolho, e alimentos de origem animal são essenciais para o combate de doenças como a trombose.