Qual valor ideal para lipase?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Quais são os resultados possíveis para o exame Lipase? Os valores de referência são entre entre 7.80 U/L e 77.98 U/L. Valores fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico.

– A taxa elevada de lipase no sangue normalmente é tratada de acordo com a causa do problema, pois seus níveis aumentados indicam a existência de alguma doença no sistema digestivo, especialmente a pancreatite aguda.

A deficiência de lipase ácida lisossomal (LAL-D) é uma doença hereditária rara, crônica e progressiva. Afeta a capacidade do corpo de produzir uma enzima chamada lipase ácida lisossomal (LAL). Esta enzima é necessária para a degradação das gorduras (lípidos) e do colesterol nas células.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas;
  6. Febre;
  7. Perda de peso acelerada e não intencional.

Sintomas de problemas no pâncreas
Aumento da dor quando o indivíduo se deita de costas; Diarreia com eliminação de gordura nas fezes; Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.

Problemas no pâncreas podem causar náuseas e vômitos. Quando o sistema digestivo está alterado, os alimentos não são bem digeridos. O pâncreas está inflamado e por isso é habitual sentir mal-estar e enjoos.

É um exame de ultrassom feito por dentro do estômago, com um aparelho de endoscopia específico. Assim como na endoscopia, o endoscópio é introduzido pela boca, com o paciente sedado, e o médico avalia o pâncreas.

Os glicocorticoides, como a prednisona e a prednisolona, aumentam a síntese de ácidos graxos e estimulam a lipase hepática, resultando em aumento dos níveis séricos de triglicérides, colesterol total e c-LDL.

O que é? A lipase é uma enzima produzida majoritariamente no pâncreas e é um marcador primordial de doença pancreática. Os níveis de lipase ficam elevados, principalmente, na pancreatite aguda e, frequentemente, na pancreatite crônica.

A deficiência de lipase ácida lisossomal (LAL) é uma doença hereditária, genética, crónica, e progressiva, causada pela diminuição da atividade dessa enzima.

pâncreas

Lipase é uma enzima produzida pelo pâncreas. Age nas moléculas lipídicas (de gordura), fragmentando-as e estimulando as suas possíveis reações.

O pâncreas secreta enzimas digestivas no duodeno e hormônios na corrente sanguínea. As enzimas digestivas (como amilase, lipase e tripsina) são liberadas pelas células dos ácinos e fluem para o duto pancreático.

Algumas medicações cardiovasculares já foram imputadas como causa de pancreatite aguda. Exemplos: furosemida, hidroclorotiazida, enalapril, sinvastatina.

Para proteger o pâncreas é necessário evitar alimentos processados, frituras, farinhas refinadas, açúcares e refrigerantes. Estes alimentos contam com altas doses de gordura saturada, que é prejudicial ao órgão.

A pancreatite aguda é uma inflamação súbita do pâncreas que pode ser leve ou potencialmente letal, mas normalmente cessa. Cálculos biliares e abuso de álcool são as principais causas da pancreatite aguda.

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

O tratamento é feito sob recomendações médicas, normalmente, é feito com base na reposição de vitaminas, principalmente as vitaminas A, D, E e K, por estas serem lipossolúveis, ou seja, por elas serem solúveis em gorduras. Uma dieta rica em proteínas também é recomendada para o tratamento.