Qual valor do RG 2022?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
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Caso ocorra a necessidade de tirar a 2ª via do Registro Geral (RG), é preciso pagar de R$ 25 a R$ 96, dependendo do estado, pela sua emissão. Mas existem algumas situações onde é possível conseguir a isenção desses valores.

Mudanças do novo RG
O novo RG terá um QR Code para acesso à versão digital do documento. Também será implementado o código MRZ (o mesmo emitido nos passaportes). No documento, será possível incluir informações detalhadas do cidadão, como tipo sanguíneo e se ele é doador de órgãos.

Nesses casos, será necessário emitir a 2ª via, processo no qual haverá uma cobrança, que pode variar de R$ 26 a R$ 96, a depender do estado.

Seja como for, o novo RG é gratuito, e o modelo antigo seguirá válido pelos próximos 10 anos. Com o novo documento, o número do RG não será mais necessário, sendo considerado apenas o CPF. De acordo com o governo, o objetivo é unificar e simplificar a quantidade de documentos de cada cidadão por todo o Brasil.

O novo RG poderá ser adquirido de maneira gratuita. Dessa forma, veja a seguir quem precisa emitir o documento no Brasil. Quando um relacionamento se transforma em união estável?

Os Estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, passam a emitir a partir desta 5ª feira (4. ago. 2022) a nova Carteira de Identidade Nacional. Todas as unidades da Federação têm até março de 2023 para iniciar a emissão do documento.

O atual modelo do RG terá validade até 2032, quando o governo começará a exigir dos cidadãos o novo documento; Para maiores de 60 anos, o antigo RG terá validade por tempo indeterminado.

O novo modelo do RG será obrigatório para todos os cidadãos, no entanto, o cidadão não deve se apressar para emitir o documento, afinal, o novo modelo começará a ser cobrado somente daqui a 10 anos, em 2032.

Como solicitar a nova carteira de identidade com RG digital? A emissão do novo RG, tanto o documento físico quanto o digital, é gratuita para todos. Para obter a versão mais recente da carteira, o cidadão deve se dirigir ao órgão emissor de sua cidade com a certidão de nascimento ou casamento e o CPF regularizado.

Também é importante pagar o valor da taxa de R$44,79. O prazo para a retirada do documento é de 5 a 20 dias úteis. Há alguma novidade na nova carteira de identidade? Desde julho de 2022, começou a ser disponibilizada a nova carteira de identidade nacional (CIN).

Para fazer a solicitação, basta comparecer presencialmente apresentando a Certidão de Nascimento ou Casamento. O novo registro será expedido em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.

Todas as pessoas podem fazer a nova versão. Para isso, basta levar os documentos adicionais, incluir as informações no RG e pronto! Caso o solicitante não tenha CPF, o órgão de identificação local realizará a inscrição no Cadastro de Pessoa Física. O novo RG será o único documento de identificação do brasileiro.

O novo RG digital é um documento único e oficial de todos os cidadãos brasileiros que possui validade em todo o país. Ao invés de trazer o número do registro de identidade, o documento utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão.

O valor para emissão da nova via é entre R$ 40,00 a R$ 80,00, variando de acordo com seu estado.

Nesse caso, a retirada do documento ocorre após cinco dias úteis, no local escolhido pelo usuário durante a solicitação online.

Começa, na próxima semana, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro 2022, a nova Carteira de Identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.

A terceira via custa R$ 42,76. E a partir da quarta via são cobrados R$ 82,91 para cada nova emissão do documento.

Quem tem até 12 anos, o documento tem validade de 5 anos. Entre 12 e 59 anos, validade de 10 anos. A partir de 60 anos, validade por tempo indeterminado.

Mito. Não existe prazo de validade estabelecido em lei para os documentos de identidade (RG). Conforme a própria Constituição (art. 5º, II), ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.

Como solicitar a renovação do RG?

  1. Abra o app e selecione a opção “Solicitar 2ª via do RG“;
  2. Informe os dados solicitados;
  3. Siga as etapas de confirmação de dados;
  4. Anote o local de retirada do documento.

São Paulo já tem uma versão digital do RG, com um aplicativo que replica o documento em papel. Mas a opção diz respeito ainda ao documento antigo, com número do Registro Geral, e não somente do CPF e registro unificado. O novo RG digital será um documento diferente.