Qual valor de R usar?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A Constante Universal dos Gases é: R = 8,31 J/mol K.

R é a constante do gás. Para o ar seco (sem vapor d'água). A equação (4.1) pode ser modificada de modo a ser aplicável ao ar úmido, conforme será visto no próximo capítulo. A lei dos gases afirma que a pressão exercida por um gás é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta.

R = constante universal dos gases perfeitos.

P.V = n.R.T

  1. P = pressão gerada pelo gás nas paredes do recipiente;
  2. V = volume ocupado pelo gás e pode ser expresso em litros ou metros cúbicos;
  3. n = número de mol (quantidade de matéria do gás);

Observe que essa equação relaciona as três variáveis de estado dos gases (pressão (P), volume (V) e temperatura (T)) para uma quantidade “n” de mols de partículas de um gás, descrevendo, desse modo, o comportamento de um gás ideal.

Reorganize a fórmula V=IR para encontrar o valor da resistência: R = V / I (resistência = tensão / corrente). Substitua os valores encontrados nessa fórmula para calcular a resistência total.

Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³.

Um atmosfera (1 atm) corresponde à pressão exercida pela atmosfera terrestre ao nível do mar. Ou seja, essa pressão equivale a, aproximadamente, 1,01 x 105 pascal. Isto é, 1 atm = 1,01 x 105 Pa. Portanto quanto maior for a altitude em relação ao nível do mar, menor será a pressão sobre o corpo.

Uma constante é um elemento numérico que apresentará sempre o mesmo valor, independe do contexto em que for aplicada!

Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

A constante universal dos gases perfeitos é uma constante física que relaciona a quantidade de um gás (medida em número de moléculas) com a pressão e a temperatura. Um gás perfeito é um gás imaginário que respeita esta constante a qual assume que o volume da molécula é zero.

A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.

Isso significa que, ao usar o gás do botijão P13 durante 60 minutos, você gasta, aproximadamente, R$1,10. Para calcular o valor por minuto, basta dividir o resultado da hora por 60.