Qual valor de leucócitos devo me preocupar?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

Qual o perigo de leucócitos altos? A médica explica que, na maioria das vezes, a leucocitose não costuma causar sintomas, mas quando ela está muito intensa, pode aumentar o risco de trombose e de acidente vascular cerebral (AVC).

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

O número normal de leucócitos no sangue varia de 3.700 a 10 mil a cada mm³ (microlitro) de sangue em média. “Quando há um número muito elevado, dizemos que há leucocitose, e quando há um número mais baixo, a leucopenia.

Quais medicamentos aumentam os leucócitos? Após o diagnóstico preciso do médico, o uso de vitaminas e esteroides podem aumentar o número de produção dos Leucócitos na medula óssea.

E quanto aos sinais? Não existe um sintoma específico. Porém, é preciso tomar cuidado porque níveis muito baixos de leucócitos podem levar a maior risco para infecções. Alguns dados afirmam que uma das principais causas do encaminhamento de pacientes sadios ao hematologista é a falsa leucopenia.

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções. Eles são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem no sangue temporariamente.

Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina. Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo das 10.000 células por mL ou 5 células por campo.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Os sintomas da leucemia se diferenciam de acordo com os tipos: As crônicas podem não apresentar sintoma nenhum. Ou, ainda, são sinais inespecíficos, como cansaço, febre que surge no fim do dia (vespertina), suor noturno, entre outros.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

1. Mantenha uma alimentação balanceada

  1. vitamina C (laranja, limão, gengibre, frutas cítricas);
  2. vitamina A (cenoura, couve, abóbora);
  3. vitamina E (grãos, folhas verdes, óleos vegetais);
  4. ômega 3 (salmão, atum, linhaça);
  5. ácido fólico (vegetais verde-escuros, feijão, cogumelos);
  6. zinco (carne bovina, nozes, amêndoas).

A leucocitose não é uma doença, e sim uma resposta do nosso organismo à alguma infecção por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, ou então uma resposta a situações de estresse, muito esforço físico e até mesmo doenças que afetam a medula óssea, como a leucemia.