Qual valor de creatinina é considerado insuficiência renal?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal. Tal como a creatinina, existem outras substâncias (por exemplo, a ureia, o potássio e o fósforo) que por deficiência de filtração “renal” (glomerular) aumentam no sangue.

A creatinina elevada pode indicar problemas nos rins
Quando os rins não estão funcionando normalmente, os níveis de creatinina sobem. Isso acende um alerta para outras substâncias que também podem não estar sendo eliminadas, trazendo riscos à saúde.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

Como baixar creatinina? Não existe algo que baixe os níveis de Creatinina. Como ela é decorrente de problemas com a função renal, primeiro é necessário identificar qual tipo e em que nível esse comprometimento renal se encontra.

A TFG pode ser facilmente estimada por meio do nível de creatinina no sangue, tal indicador é avaliado junto a elementos como idade, etnia e sexo, assim o especialista pode chegar às conclusões clínicas. Também é possível medir a taxa de filtração através da dosagem creatinina urinária em urina de 24h e sérica.

Insuficiência renal crônica terminal: perda da função renal maior do que 85 a 90%, que leva ao aumento de toxinas e água no organismo mais do que ele consegue suportar, sendo necessário, então, iniciar um tratamento que substitua a função dos rins.

A creatinina alta pode não se refletir em um sinal clínico perceptível, como também pode se apresentar com queixas inespecíficas. São elas: náuseas; vômito; cansaço e fraqueza; retenção de líquido; falta de apetite; falta de ar; confusão mental; emagrecimento.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí. A insuficiência renal é um problema que traz preocupação para as pessoas.

priorizar uma alimentação equilibrada, com itens frescos, frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais; evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados, ultraprocessados, açúcar e alimentos refinados.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Exame de urina (EAS) ou urina simples; Perda de proteína na urina; Exames de imagem renal (USG e tomografia).

Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal.

Se a sua função renal cair para 15% ou menos, é recomendável começar a fazer diálise. Se você sentir algum sintoma grave causado pela doença renal, como falta de ar, fadiga, cãibras musculares, náuseas ou vômitos, também se recomenda iniciar a diálise. Mas lembre-se, converse com o seu médico.

Outros fatores podem aumentar o nível de creatinina, entre eles o uso de alguns medicamentos, a ingestão de muita proteína, doenças musculares e a desidratação. Além disso, pessoas que possuem mais massa muscular e atletas têm naturalmente uma quantidade maior de creatinina no organismo.