Qual valor da saturação dormindo?

Perguntado por: lapolinario8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

De maneira geral, 96% de concentração de oxigénio no sangue é considerado um valor normal, enquanto que valores na ordem dos 85% de concentração de oxigénio já são considerados uma dessaturação.

Como o nome sugere, a dessaturação noturna é uma condição que aparece durante o período de sono e nem sempre retorna durante o dia. Ela tem relação com mecanismos fisiológicos do sono, além de surgir frequentemente em indivíduos com dois distúrbios: DPOC e apneia obstrutiva do sono.

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%. Mas, é importante destacar que oxímetro não dá diagnóstico, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue. Com a doença pulmonar causada pela COVID-19, o oxímetro de dedo se popularizou.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

Doenças pulmonares, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Covid-19, que comprometem os pulmões, também são as causas mais comuns para a falta de oxigênio no corpo.

Pessoas com baixa saturação sanguínea podem precisar de oxigênio suplementar (medicinal). Isso pode ser feito em casa, quando é chamado de Oxigenoterapia Domiciliar.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito. Já nos casos crônicos, o corpo tende a se acostumar com a condição e raramente ocorre taquicardia.

Já durante a noite, a hipoxemia (diminuição da oxigenação no sangue), presente em algumas doenças, piora, principalmente na fase do sono REM (rapid eye movement – movimento rápido dos olhos). Alguns estudos alertam para uma hipoxemia maior durante a noite quando comparada com a diurna durante a atividade intensa.

A gente, indiretamente, infere que, se a saturação está boa (entre 93 e 95%), esse neném está bem oxigenado.

O ferro ajuda a aumentar o oxigênio no sangue e vem em duas formas: heme (carne bovina, ostras, pato e cordeiro) e não-heme (enquanto frutas, vegetais e grãos). Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

60 a 100 bpm

Em uma pessoa adulta, e com parâmetros normais, a frequência varia de 60 a 100 bpm, ou batimentos por minuto. “Há sempre uma variação quando fazemos atividade física, por exemplo, que tende a ficar um pouco mais alta, ou quando estamos dormindo, e tende a ficar mais baixa que o normal”, alerta a enfermeira.

Em média, um usuário conseguirá achar oximetro de dedo por valores entre R$ 65,90 e R$ 2.638,10.