Qual valor da carga viral Indetectavel?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Considera-se carga viral indetectável a quantidade de vírus inferior a 40 cópias por ml de sangue. Esta novidade traz impacto positivo na vida das pessoas vivendo com HIV/aids sob vários aspectos.

Como saber se eu estou com a carga viral indetectável? Para descobrir se já alcançou o estágio indetectável, o paciente que vive com HIV deve fazer um exame de sangue chamado PCR quantitativo. Ele é oferecido gratuitamente pelo SUS e também está presente na rede privada por valores que variam entre R$ 800 e R$ 1.000.

Para conquistar a condição de indetectável o paciente deve seguir o tratamento recomendado durante seis meses, e então manter a carga viral indetectável após o primeiro resultado do teste indetectável, sendo recomendado realizar o exame de carga viral a cada seis meses.

O que significa o resultado do exame? A carga viral é relatada como o número de cópias do vírus em 1mililitro de sangue. Resultados iniciais em pacientes não tratados podem chegar a 1 milhão ou mais de cópias/ml. Durante o tratamento, uma carga viral alta oscila entre 5.000 e 10.000 cópias/ml.

Quando expressado um resultado em cópias/ml, valores acima de dois milhões são considerados altos e abaixo disto são considerados baixos. Se o valor for expresso em UI/ML, o limite para diferenciar carga viral alta ou baixa e de 800.000 UI/ML.

Mínimo < Lim. Mínimo = Inferior ao limite detectável (50 cópias/ ml). Apesar da significativa melhora nos parâmetros clínicos, virais e imunológicos dos indivíduos HIV positivos que utilizam terapia antirretroviral, alguns medicamentos que a compõem podem desencadear o estresse oxidativo.

Para se alcançar a carga viral indetectável é necessário manter um tratamento à risca com uso de antirretrovirais —drogas usadas de forma combinada desde 1996 para manter a carga viral indetectável. O infectologista ressalta que os remédios estão evoluindo e reduzindo os efeitos colaterais nos pacientes.

Os linfócitos T CD4 são células do sistema imune que são parasitados pelo HIV quando o paciente não está sendo tratado. Os valores normais de CD4 costumam ficar entre 500 e 1500 células por mm³.

Quando a carga viral de ambos é indetectável ou nula (considerando tratamento adequado para a doença, com administração de antirretrovirais), é possível ter segurança para que uma gravidez aconteça.

As pessoas com HIV hoje não podem doar sangue.

Dia dos Pais: Pessoas com HIV e carga viral indetectável podem ter filhos saudáveis, afirmam infectologistas – Agência AIDS.

Quando dizemos que ela está indetectável, quer dizer que a quantidade de vírus é tão baixa que o exame de sangue não consegue identificar.

O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

A pessoa que atinge a carga viral indetectável tem uma chance insignificante de transmitir o vírus para outra pessoa em relações sexuais desprotegidas. Além disso, a adesão ao tratamento, ou seja, o uso regular e correto da medicação reduz o número de infecções por doenças oportunistas.