Qual vai ser a cor da pele do meu filho?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Por volta dos 6 meses, a cor da pele do bebê de qualquer origem racial já deve ser definitiva, embora a maior ou menor exposição ao sol ao longo da vida tenha alguma influência.

A melanina também está presente aqui, na produção da cor da pele do bebê. Logo que nasce, sua pele tende a ser bem clarinha, com uma coloração rosada, e vai mudando com o passar das horas e dias. A partir dos seis meses, já é possível saber o tom da pele da criança.

Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe.

Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Chances genéticas de negros terem filho branco são de 1 em 16.

A cor da pele pode se alterar
Ao nascer, a pele do bebê geralmente é avermelhada, pois ela é muito fina e a circulação do sangue ainda é irregular. Também devido a produção de melanina, a pele tende a escurecer até os 6 meses, adquirindo uma cor mais permanente nessa idade.

Na camada mais externa da pele, uma proteína chamada melanina pode absorver alguns comprimentos de onda e nossa genética determina o tipo de melanina que produziremos nos melanócitos.

No entanto, até os dois anos de vida, aproximadamente, ainda podem haver alterações na forma e cor dos fios. A genética tem papel fundamental nessa mudança, visto que dependendo da ação dos genes algumas crianças podem demorar mais para preencher todo o couro cabeludo.

A cor da pele, como já dito, apresenta alelos com efeito aditivo, sendo assim genótipos como AABbcc e AaBBcc teriam a mesma contribuição para a cor da pele, uma vez que apresentam três unidades que deixam a pele mais escura.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

A proporção é mais ou menos 87% de branco; 10% de amarelo e 3% de vermelho. Misture bem todas as cores e se achar que ficou muito rosado coloque mais branco e bem pouquinho de amarelo.

Como saber quem tem a genética mais forte? O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Para quem deseja saber como será seu filho, o Baby Maker é um teste online que funciona como um simulador de aparência do bebê. O site usa fotos de ambos os parceiros para criar a simulação. O resultado, então, pode ser compartilhado no Facebook, Instagram, Twitter e em outras redes sociais.

Olho muda de cor ao longo do tempo
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluir seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A mudança de cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver muita mudança.

O pai com olhos castanhos + mãe olhos azuis = 50% de chance de ter olhos azuis. Mas apenas se o pai de olhos castanhos for portador de um gene de olhos azuis. Caso contrário, a chance é 0% Pai com olhos castanhos + mãe com olhos castanhos = 25%, mas apenas se ambos os pais forem portadores do gene dos olhos azuis.

Os cromossomos contêm todos os nossos genes, arranjados em unidades de ácido desoxirribonucleico — o famoso DNA. É essa estrutura, o DNA, que vai influenciar a aparência do seu bebê, a cor dos olhos, a textura dos cabelos, o formato do rosto, a estrutura dos ossos e muitas outras características.