Qual ultrassom detecta aneurisma abdominal?

Perguntado por: lrebelo8 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Idealmente a triagem com ultrassom-Doppler deve ser realizada em todos os tabagistas ou ex-tabagistas maiores de 65 anos a fim de diagnosticar a doença em tempo oportuno antes de um possível rompimento.

Quando o aneurisma é maior o paciente sente uma massa pulsátil no abdome, muitas vezes com a sensação de que "o coração está na barriga".

O Ecodoppler de Aorta e Ilíacas é um exame em que se avalia a aorta e as artérias ilíacas e fluxo sanguíneo. Este exame é indicado, principalmente, na avaliação dos aneurismas de aorta, que são dilatações na parede aórtica, assintomáticos e normalmente relacionados à aterosclerose, fumo e doenças cardíacas.

O exame inicial de escolha para pacientes assintomáticos e/ou para acompanhamento de AAA pequenos e médios é o ultrassom (USG) abdominal, com sensibilidade e especificidade de 100% para aneurismas maiores que 3 cm.

A ultrassonografia de triagem para aneurismas da aorta abdominal, mesmo em pessoas sem sintomas, às vezes, é recomendada para certas pessoas com mais de 65 anos, como homens com mais de 75 anos que fumaram.

O ultrassom do abdômen superior faz a avaliação do fígado, da vesícula biliar, das vias biliares, do pâncreas e do baço. A Vita. imagem, complementa esse exame, além dos órgãos citados, são avaliados os rins, a aorta e a veia cava inferior.

Dessa forma, seu principal objetivo é investigar anormalidades, disfunções e doenças sobretudo nos sistemas digestivo, urinário e circulatório. Nessas regiões, a TC de abdome costuma ser um forte aliado no diagnóstico de inflamações, tumores e até mesmo câncer.

O que é Ultrassonografia de Parede Abdominal? No caso da ultrassonografia da parede abdominal, estudamos os músculos da parede abdominal, responsáveis pela sustentação dos órgãos na cavidade abdominal. Podemos avaliar lesões nos músculos, como hérnias abdominais.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

O que é a barriga pulsando? É normal sentir a barriga pulsando, principalmente quando se está deitada. No entanto, apesar de ser apenas os batimentos cardíacos que são sentidos através da artéria aorta, pode indicar também um aneurisma nessa mesma artéria.

Causas da sensibilidade no abdômen
A sensibilidade exacerbada no abdômen geralmente é um sinal de inflamação em um ou mais órgãos localizados na área em que a dor está presente. Além disso, ela também pode ocorrer por uma torção ou por uma obstrução de algum órgão.

Essa porção estende-se pelo tórax no lado esquerdo do mediastino e pelo abdome até a região superior da pelve. A aorta torácica apresenta ramificações que garantem a irrigação de estruturas presentes na região entre o arco aórtico e o diafragma.

A aorta é um vaso sanguíneo que nasce no coração, atravessa o tórax e termina no abdômen na altura do umbigo, é considerado nosso principal vaso por dar origem às artérias que levam o sangue a todas as partes do corpo.

Sintomas de aneurismas da aorta torácica
Os sintomas típicos são dor (geralmente na região superior das costas), tosse e sibilos. Raramente, uma pessoa pode tossir sangue por causa de pressão sobre traqueia ou vias aéreas adjacentes ou devido a sua erosão.

Como é feito:
O paciente é posicionado deitado, com a barriga para cima. É colocada generosa quantidade de gel condutor no abdome e a artéria aorta é mapeada com o uso de um transdutor ultrassonográfico em todo o seu trajeto abdominal, assim como seus ramos.

O momento para a correção do AAA em pacientes sintomáticos, mas sem ruptura, permanece controverso. Recomenda-se que pacientes com AAA apresentando dor lombar e/ou abdominal devem ser submetidos a TC imediata, para confirmação de ruptura103(D).

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!