Qual TV tem menos vazamento de luz?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Como comparação, temos os modelos OLED, que por não possuírem um painel de iluminação, oferecem um melhor contraste, brilho, além de exibir o preto real em vez de um tom acinzentado. Nos modelos OLED os pixels se auto iluminam de acordo com a necessidade, não ocorrendo vazamento de luz.

O vazamento de luz, ou backlight bleed, é um defeito de fabricação em que uma intensa quantidade de luz do backlight é visível nas bordas do display. A falha tem uma aparência única, dando a impressão de haver o brilho de uma lâmpada vindo de um ponto específico.

No caso dos painéis QLED, há uma segurança maior de que o efeito não acontecerá. Isso porque o material é formado por pontos quânticos no lugar dos LEDs orgânicos, ou seja, não sofre com degradação ao longo do tempo – ao menos, não da mesma maneira que o OLED.

Os protetores eletrônicos protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, incluindo a restauração de energia após uma queda, além de evitar surtos. Ou seja, há proteção dupla ao usar esse aparelho. Alguns modelos possuem uma chave ou botão inteligente que funciona como um interruptor e dispara quando sobrecarregado.

A primeira maneira de reduzir a percepção do IPS Glow é seguindo o oposto do realizado no teste — aumentar a iluminação ambiente, com lâmpadas adicionais ou outras fontes de luz. Isso também deve resultar em um aumento do contraste, em virtude da maneira como nossos olhos percebem o brilho.

OLED C2 – Melhor TV de 2022
Em primeiro lugar em nossa lista de melhores TVs está a OLED C2, sucessora da LG C1 do ano passado e que mantém o patamar de qualidade alto, inclusive com as principais tecnologias de melhoramento de imagem e aúdio, como HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos.

O vazamento de luz, ou backlight bleed, é um defeito de fabricação em que uma intensa quantidade de luz do backlight é visível nas bordas do display. A falha tem uma aparência única, dando a impressão de haver o brilho de uma lâmpada vindo de um ponto específico.

O filtro de linha serve para aumentar o número de tomadas disponíveis, além de evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos eletrônicos. Assim, é possível conectar uma série de dispositivos à luz, como impressora, videogame, TVs e outros tipos de aparelhos próximos.

Nos modelos OLED os pixels se auto iluminam de acordo com a necessidade, não ocorrendo vazamento de luz.

Nas smart TVs mais recentes, as que mais tem o risco de apresentar este problema são as de tela OLED. Neste tipo de tela em que o painel é formado por LEDs orgânicos, o burn-in acontece, pois, devido ao mau uso estes LEDs vão se queimando de forma irregular e, assim, vão formando manchas escuras na tela.

Burn-in é um problema geralmente encontrado em TVs com telas OLED.
...
Cinco dicas para evitar o burn-in em TVs OLED

  1. Investir em modelos mais recentes. ...
  2. Diminuir o brilho. ...
  3. Escolher modos de exibição mais escuros. ...
  4. Evitar deixar imagens estáticas na tela por muito tempo. ...
  5. Considere usar o modo escuro.

No caso do burn-in, as imagens permanecem nas telas OLED por muito mais tempo, geralmente para sempre, e não há como reverter o processo sem trocar o display.

Caso a TV, monitor ou celular tenham sido afetados pelo burn-in, a solução é trocar o display ou o aparelho. No entanto, o problema ocorre apenas em casos extremos. Sendo assim, o melhor jeito de afastar os “fantasmas” da tela é usar os dispositivos corretamente.

Conhecida por entregar ótimos níveis de brilho e cores vivas, a tecnologia OLED acompanha um grande porém: o risco de elementos fixos ficarem “marcados” na tela — problema conhecido como burn-in.

Estabilizadores, filtros de linha e nobreaks são úteis para quem quer proteger seus equipamentos contra queda de energia. Lembrando que o corte repentino do fornecimento de energia e demais problemas do tipo, como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os dispositivos eletrônicos.

QLED: média de 80 mil horas de uso, ou 10 anos se usada 24 horas por dia; LCD: mínimo de 60 mil horas de uso, ou 6,8 anos se usada 24 horas por dia; LED: mínimo de 40 mil horas de uso, ou 4,5 anos se usada 24 horas por dia; OLED: mínimo de 30 mil horas de uso, ou 3,4 anos de usada 24 horas por dia.

Mas, para não haver problemas também com vento ou maresia, uma boa solução é cobrir o aparelho com uma capa especialmente feita para ele, de preferência em tecido aquablock, aquele que normalmente é usado em sofás e almofadas de áreas externas por ser impermeável.

O ideal é que se mantenha um nível de brilho próximo de 50% e o contraste entre 70% e 90%.

O que fazer se você tiver burn-in na tela da TV Samsung OLED?

  1. 1 Pressione o botão Início no controle remoto inteligente e navegue até Menu > Configurações > Todas as configurações.
  2. 2 Navegue até Geral e privacidade > Painel de cuidados.
  3. 3 Selecione Atualização de pixel.

O vazamento de luz em TV, também conhecido como “sangramento de luz”, acontece em painéis com tecnologia IPS (In Plane Switching), como os da marca LG, quando visto de qualquer ângulo que não seja diretamente frontal.