Qual tubarão come carne humana?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Existem cerca de 400 espécies de tubarão e, dessas, apenas 33 têm registro de ataques a seres humanos. Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas. Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados.

Além disso, os tubarões não têm preferência nenhuma por alvos humanos: os “ataques”, na maioria das vezes, se dão pela curiosidade que esses animais sentem ao perceber movimentações na superfície – o que é o caso de surfistas e banhistas, mas não de mergulhadores.

Qual é o tubarão mais fraco? O menor tubarão do mundo Conhecido internacionalmente como Dwarf Lantern Shark ( Etmopterus perryi ) esse é o menor tubarão do mundo. Chegando a no máximo 20 centímetros de comprimento, essa espécie habita águas profundas na Colômbia e na costa da Venezuela.

"Há várias espécies na região mas as responsáveis pela grande maioria dos acidentes são duas: Carcharhinus leucas, o tubarão cabeça-chata, e o tubarão-tigre, Galeocerdo cuvier. Ambas são espécies reconhecidamente agressivas que podem chegar a mais de 3m de comprimento e pesar centenas de quilos", explica o professor.

Tubarão Mako

Tubarão azul e Tubarão Mako
É muito difícil de ver junto da costa, mas é um dos tubarões mais capturados na costa catarinense pela frota pesqueira”, contou. Já o Tubarão Mako, que segundo o especialista é considerado por muitos como o mais perigoso e mais agressivo de todos, também é mais rápido e oceânico.

tubarão-de-cabeça-chata

Cientistas americanos e alemães examinaram força de mordida de 13 espécies. Um estudo de cientistas de uma universidade da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que o tubarão touro (também conhecido como tubarão-de-cabeça-chata) tem a mordida mais forte entre as espécies de tubarão.

O focinho, os olhos e as guelras são pontos fracos dos tubarões por serem bem sensíveis. Por isso, se precisar lutar por sua vida durante um ataque de tubarão, não exite, bata com toda a força que puder nessas áreas.

Os golfinhos podem desferir fortes golpes nos tubarões, com seus focinhos, até arrebentando órgãos internos e matando pequenos tubarões (ver https://seaworld.com/orlando/blo... ). Tubarões tem medo de golfinhos? Sim!

Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana. O que geralmente ocorre é que o tubarão se engana - isso mesmo, eles pensam que um surfista é uma suculenta foca, ou tartaruga. Quando nadamos, produzimos sons e vibrações na água muito parecidas com a das presas do tubarão.

Duas baleias orcas matam e comem fígados de 17 tubarões em um dia.

Ataques de tubarão no mergulho são raríssimos, saiba disso desde já. Os encontros com esses peixes maravilhosos são muito especiais e empolgantes. Normalmente eles fogem da presença humana, evitam o confronto pois a maioria deles não é agressivo. Basta não invadir o espaço deles a ponto de se sentirem ameaçados.

Embora selvagens, nadar com os tubarões pode ser um passeio bem interessante e muito seguro. Para que tudo ocorra de maneira tranquila, é importante contratar uma boa empresa e ir aos lugares certos.

tubarão-branco

O tubarão-branco é o tubarão mais conhecido e também o mais temido.

Os tubarões-brancos não são caçadores implacáveis (aliás, os seus ataques são cautelosos), nem sempre são solitários e podem ser mais inteligentes do que os especialistas pensavam.