Qual tsunami pode atingir o Brasil?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As chances de um tsunami atingir o Brasil futuramente são muito pequenas, praticamente nulas. Pensando em potenciais acontecimentos como uma forte erupção do Cumbre Vieja, as cidades do Norte e Nordeste do Brasil seriam as principais atingidas, com danos que se estenderiam do Amapá.

Não é possível fazer uma lista dos 5 maiores tsunamis da história sem citar o que ocorreu em 7 de dezembro de 2004 na Ásia, tido como um dos mais trágicos desastres naturais de todos os tempos, com quase 230 mil mortos em 14 países, sendo os principais atingidos a Indonésia, o Sri Lanka e a Índia.

o Japão

Por estar sujeito a fortes terremotos e inundações causadas por tsunamis, o Japão é o único país desenvolvido que apresenta risco muito alto de ser afetado por cataclismos, segundo a edição de 2016 do World Risk Report, publicação organizada pela Universidade das Nações Unidas, agência alemã Alliance Development Works ...

Especialistas dizem que a possibilidade de um tsunami é remota, mas o Brasil já registrou um tsunami no passado. Um dos estudos mais recentes, realizado em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755.

Hoje existem duas maneiras de saber se um tsunami foi gerado antes de atingir a costa – as bóias DART da NOAA e as observações da ionosfera GNSS. Há um número limitado de bóias e elas são muito caras, então sistemas como o GUARDIAN têm o potencial de complementar os sistemas de alerta atuais.

Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a inclinação for rasa, este recuo pode exceder 800 metros.

Vá para longe do litoral
Escolha um lugar alto bem longe do mar para se abrigar. Caso não consiga encontrar um lugar alto, corra para o interior até não aguentar mais. Alguns tsunamis podem avançar até 16 km continente adentro. Porém, o formato e a inclinação do litoral afetam o alcance das ondas.

Investimentos na identificação prévia de possíveis fenômenos como esses; orientação das pessoas quanto a como agirem em situações assim, em caso de regiões mais propensas a esses desastres; campanhas de vacinação efetivas; edificações mais resistentes e preparadas para eventos de magnitude significativa; e a ...

O Chile está ao longo do limite entre a placa oceânica de Nazca (parte do fundo oceânico do Pacífico) e a placa da América do Sul. Já o Brasil está no meio da placa Sul-Americana, longe das suas bordas”, explica Assumpção.

Um tsunami costuma originar-se a partir de tremores ocasionados pelo tectonismo em áreas oceânicas. Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos.

Frequência no Brasil
De acordo com especialistas, os terremotos acontecem o tempo todo no Brasil, porém, com magnitude muito baixa o que não permite à população sentí-los na superfície. O fenômeno pode até ser confundido com a passagem de um caminhão na rua.

O ciclone de Bhola de 1970 foi o ciclone tropical mais mortífero na história, matando mais de 300 000 pessoas e possivelmente mais de um milhão após atingir a região altamente povoada do Delta do Ganges em Bangladesh, em 13 de novembro de 1970.

Catar – Índice de Risco 0.08%
Não é surpreendente que o país posição líder nesta seleção, dos 10 países mais seguros em desastres naturais seja também localizado no Oriente Médio. Catar segue bem em cada categoria do estudo.

Especialistas consideram remota possibilidade de tsunami atingir a Bahia: 'Muito pouco provável'

Passa de 2 mil o número de mortos após terremoto no Marrocos
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, tremor atingiu magnitude 6,8 e foi sentido em Portugal, Espanha e Argélia. Não há brasileiros entre as vítimas, segundo o Itamaraty.

O Brasil não está em uma região próxima a bordas de placas tectônicas que geram atrito e o consequente maremoto. Por esse motivo, não ocorrem tsunamis no Brasil atualmente.

Um tsunami é uma série de ondas oceânicas de grande amplitude e comprimento de onda muito longo, geralmente causado por um grande distúrbio no fundo do mar, como um terremoto, erupção vulcânica, deslizamento de terra submarino, ou até mesmo um impacto de um meteorito.

No entanto, em algumas definições, os maremotos são designados como qualquer movimentação anômala do mar proveniente de um terremoto, ou até de um terremoto no ambiente oceânico, enquanto os tsunamis seriam as ondas provocadas por um maremoto.

Onde ocorre a maior parte dos tsunamis? Ao longo do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma longa linha de contato entre placas tectônicas e com alta atividade vulcânica oceânica.

Um cenário incomum, de barcos encalhados e recuo do mar, foi observado neste último final se semana no litoral paulista, entre São Vicente e a Praia Grande. Este recuo do mar se deve ao posicionamento de uma área de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico.

Vídeos que mostram o mar recuando em uma praia de Maceió (AL) têm sido compartilhados com a informação falsa de que isso representaria risco de tsunami no Brasil.