Qual tribo se revoltou contra Gideão?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

midianitas

Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas. Os midianitas eram povos nômades árabes dos desertos da Síria e da Arábia. Esse povo oprimia Israel roubando suas colheitas e também seus animais.

tribo de Efraim

A tribo de Efraim se mostra descontente por Gideão não tê-la convocado antes para a Batalha.

Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

tribo de Benjamim

Com o crescimento da ameaça das incursões filisteias, as tribos israelitas decidiram formar uma monarquia forte e centralizadora para enfrentar o iminente conflito. O primeiro rei dessa nova entidade foi Saul, que era da tribo de Benjamim, que, naquele momento, era a menor das tribos.

Após o duplo milagre do velo de lã, Gedeão reuniu 32 mil homens para lutar contra os madianitas. Levou-os até o alto de um monte de onde se podia contemplar o enorme acampamento dos madianitas, cujo número era 135 mil.

Gideão fracassou por uma mistura de questões religiosas, financeiras e sexuais, desviando-se do caminho da verdade (Jz. 8.30-31). O juiz conduziu à idolatria e à prostituição o mesmo povo que tinha sido liberto por ele. Se alguém falasse alguma coisa, seria alertado para “não tocar no ungido do Senhor”.

E assim aconteceu! Quando Gideão foi lutar contra os midianitas, a desvantagem era grande: 135 mil inimigos contra 32 mil israelitas. Deus disse a Gideão que seu exército era grande demais (Juízes 7:2-3). Ele devia dispensar a todos que estavam com medo.

Por causa disso, o Senhor entregou-os sob o domínio dos midianitas. Durante sete anos, Israel foi duramente oprimido, mas caiu em si e clamou a Deus (6:7) e mais uma vez o Senhor escutou o clamor do Seu povo e levantou outro libertador: Gideão.

MIDIÃ e os midianitas [A história dos MIDIANITAS]
Midiã foi um dos filhos de Abraão com Quetura, sua segunda esposa após a morte de Sara, sua primeira esposa e meia-irmã.

Os amalequitas seriam um povo nômade e de guerreiros. Desta forma, parte de suas atividades estavam ligadas ao trabalho de mercenários em guerras e, na ausência de conflitos, eles faziam saques e pilhagens a pequenos grupos. Como parte da pilhagem, levavam mulheres e crianças para o comércio de escravos.

Moisés aponta na direção das tendas de Corá, Datã e Abirão e diz que, se a terra se abrir e os engolir com tudo que possuem, todos saberão que eles desprezam ao Senhor. O chão começa a tremer e objetos caem. Os hebreus correm apavorados. Bina se agarra em Corá, em pânico.

Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).

Uma vez que Deus ainda não havia autorizado um rei em Israel, Gideão fez o certo. Ele não tinha direito de assumir para si uma posição de domínio sem a permissão divina.