Qual tribo indígena predominava a região de Goiás?

Perguntado por: aparis6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O nome do Estado tem origem na denominação da tribo indígena “guaiás” que, por corruptela, se tornou Goiás.

A etnia se localizou durante a história na região das margens do Rio Araguaia, entre os estados de Goiás, Tocantins e Pará. Até a década de 1960, o grupo era conhecido como “Canoeiro” na literatura, em razão da grande habilidade na utilização de canoas nos primórdios do contato com os colonizadores.

Em Goiás, 9.708 pessoas se declararam indígenas. Destes, no entanto, aproximadamente 500 vivem em terras indígenas.

Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado de Goiás, era povoada predominantemente pelos índios Avás-canoeiros (Tronco Linguístico: Tupi-Guarani) e Tapuias. A descoberta de ouro em Minas Gerais foi o primeiro passo para o desbravamento da região do estado de Goiás.

Alguns historiadores apontam que o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foi o descobridor de Goiás já que foi o primeiro a se fixar no estado.

Os xavante, os Nhambiquara, os Caiapó, os Caingangue, os Bororo, os Suiá são exemplos de povos indígenas do Centro-Oeste.

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

A colonização de Goiás deveu-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras para o gado. Em 1744, a região onde hoje se encontra o estado de Goiás, antes pertencente ao estado de São Paulo, foi separado e elevado à categoria de província.

As origens do povo goiano envolvem a presença de povos indígenas, assim como, colonizadores europeus, africanos escravizados e imigrantes vindos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O povoamento do estado brasileiro de Goiás teve início com uma expedição realizada para Goiás vinda do estado de São Paulo.

3 893

Município de Guarani de Goiás
Guarani de Goiás é uma cidade de Estado do Goiás. Os habitantes se chamam guaranienses. O município se estende por 1 229,2 km² e contava com 3 893 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 3,2 habitantes por km² no território do município.

A História de Goiás iniciou quando o Anhanguera encontrou ouro às margens do Rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant'Anna no século XVIII. Com o movimento das Bandeiras acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes.

Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Bandeirante Anhanguera, foi quem desbravou as terras de Goiás. Foi apelidado de Anhanguera pelos nativos da época.

Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em ...