Qual tratamento para gastrite Enantematosa leve de antro?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A gastrite enantematosa tem cura e seu tratamento envolve o uso de medicamentos para controlar a acidez do estômago. Se durante o exame for detectada a presença da bactéria H. pylori no estômago do paciente, é necessário fazer o uso de medicamentos antibióticos para que as bactérias sejam eliminadas.

Sendo assim, os melhores alimentos para quem tem gastrite são frutas, legumes, verduras, feijões, cereais, ovos, carnes magras grelhadas, iogurte, queijos magros, purês, sopas, e, com moderação, azeite e castanhas, além de mastigar bem esses alimentos e procurar se alimentar em um lugar tranquilo.

A principal causa é a infecção por H. pylori, mas podemos ter outras como medicamentos (anti inflamatórios), doença de Crohn, tuberculose, citomegalovírus, sífilis... São inúmeras causas que precisamos descartar juntando as peças do quadro clínico, exame físico, exames laboratoriais e achados endoscópicos.

Os sintomas da gastrite enantemática surgem geralmente após as refeições, podendo durar cerca de duas horas, sendo os mais comuns dor de cabeça, dor e queimação no estômago, enjoo, indigestão, gases e arrotos, falta de apetite e vômito ou ânsia de vômito.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Antro. Porção inferior (perto do intestino delgado), onde o alimento é misturado com o suco gástrico.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

Já o leite pode aliviar temporariamente os sintomas da gastrite, pois reduz a acidez estomacal. Porém, por ser extremamente rico em proteínas, acaba por estimular ainda mais a secreção ácida do estômago, provocando a piora minutos depois da ingestão. Logo, é preciso evitar.

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

Para a maioria das pessoas com gastrite, indica-se que o consumo seja feito com muita moderação. Isso ocorre pois, no café, há uma substância chamada xantina, que pode potencializar a produção de ácidos no estômago, desenvolvendo gastrite.

Pangastrite enantematosa leve é uma inflamação do revestimento do estômago que afeta a mucosa gástrica.

A gastrite enantematosa atinge uma camada mais profunda da parede estomacal. Essa inflamação pode ser ocasionada por bactérias, alcoolismo, doenças autoimunes e também pelo uso excessivo de medicamentos. Os sintomas são iguais aos dos outros tipos de gastrite.

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.