Qual tratamento para fratura no cóccix?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A única medida é controlar a dor até que o osso cure totalmente, com anti-inflamatórios e analgésicos. Esse tipo de lesões pode demorar até um ano para normalizar”, fala o médico”.

Geralmente a cura pode demorar entre 8 a 12 semanas.

Tratamento da Coccidínia
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.

No caso de quedas ou pancadas: a melhor forma de aliviar a dor é aliviar a pressão sobre o osso, e para isso, deve-se evitar sentar ou deitar de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas poderá também aplicar compressas geladas no local de modo a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.

Os sintomas da dor no cóccix podem ser passageiros, por exemplo: quedas, pancadas e permanecer sentado durante muito tempo. Porém, se a dor persistir por mais de uma semana é recomendado procurar um médico.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

Se você notar uma dor leve ou moderada no cóccix após permanecer sentado por um longo período de tempo, é indicado que permaneça em repouso e reduza a pressão sobre a região. Para isso, deve evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Cirurgia: apenas para os casos em que os outros métodos de tratamento não conseguem trazer o resultado esperado, há a possibilidade de realizar uma intervenção cirúrgica chamada coccigectomia, na qual o cóccix é removido. Porém, esse procedimento é bastante raro e indicado somente em ocasiões excepcionais.

Outro ponto comum nos tratamentos é a aplicação de gelo para evitar o inchaço e amenizar a dor e a inflamação.

Cair sentado, levar um chute forte ou sofrer qualquer pancada no local é a causa mais frequente de coccidínia. Geralmente a dor pode durar algumas horas ou até dias. Mas, em casos mais graves, em que o osso sofre fratura, a dor não diminui com o passar do tempo, como em uma lesão comum.

Se a infecção for do tipo fúngica, caso da candidíase, o uso de um creme antifúngico pode rapidamente solucionar o problema. O urologista durante o tratamento, poderá receitar também um creme ou pomada de cortisona suave.

Posicione-se em quatro apoios, alinhe as mãos e punhos diretamente abaixo da linha dos ombros, assim como os joelhos devem ser alinhados diretamente abaixo da linha do quadril. Ao expirar, flexione a coluna, como se estivesse imitando um gato arrepiado, olhando na direção da pelve.

A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso. A existência de um hematoma significativo de evacuação pode precisar de uma agulha ou incisão cirúrgica.

As principais causas de inflamação no cóccix são trauma agudo (como queda sentado), ou o fato de permanecer por longos períodos sentado, principalmente em superfícies rígidas como chão, madeira ou plástico. Outra causa frequente de coccigodínea é instabilidade mecânica entre o sacro e o cóccix.

Coccidínia consiste na inflamação do cóccix e está associada a dor e sensibilidade na ponta do cóccix, entre os glúteos. A posição de sentado muitas vezes agrava a dor do cóccix.

A aterrissagem abrupta de uma queda pode fraturar, herniar ou deslocar as vértebras e os discos da coluna vertebral. Quando uma vértebra é fraturada ou movida de seu alinhamento natural na coluna vertebral, o inchaço colide com os nervos espinhais vizinhos.

Orientações necessárias
- Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Uma boa ingesta de leite e derivados que são as principais fontes de cálcio. O cálcio é o principal mineral do osso, sem cálcio a fratura não consolida adequadamente. Evitar o cigarro também é muito importante pois o cigarro atrapalha o processo de consolidação óssea.