Qual transistor mais utilizado?

Perguntado por: tjesus5 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Exemplos de transistores mais utilizados em circuitos eletrônicos são os transistores NPN e PNP BC548 e BC558, juntamente com outros similares da mesma família.

Para escolher o transistor correto para a sua aplicação, é necessário levar alguns fatores em consideração, como a tensão de operação do sistema, a corrente máxima consumida pela carga, a lógica que será utilizada para acionamento, dentre outros.

Ao todo, existem três configurações de transistores existentes: o sanduíche de silício, o transistor de junção e o transistor de efeito de campo.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

Ele é amplamente utilizado em circuitos eletrônicos como um amplificador de sinal, um interruptor eletrônico ou um oscilador, entre outras funções. Existem dois tipos principais de transistores: o transistor de junção bipolar (BJT) e o transistor de efeito de campo (FET).

Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.

Os transistores PNP são utilizados em circuitos eletrônicos e muitas vezes são aplicados como amplificadores de um sinal de tensão.

Na prática, a tecnologia MOSFET é utilizada para amplificar o sinal enviado pela unidade principal para alimentar os alto-falantes de equipamentos eletrônicos, resultando em maior potência do som produzido.

diodo retificador

Existem vários tipos de diodos para as mais diversas aplicações, mas sem sombra de dúvida o diodo mais utilizado no mundo da eletrônica é o diodo retificador! Isso é facilmente explicado visto que ele atende a maioria das aplicações utilizadas em projetos eletrônicos.

No mercado existem três tipos diferentes de transistores de potência: o bipolar, o unipolar ou FET (Field Effect Transitor) e o IGBT.

Os chineses criaram o menor transistor – recebeu uma porta de 0,34 nm e este é o limite para os materiais existentes. Um grupo de cientistas chineses surgiu com um design incomum de transistor. Graças ao seu design único, eles fizeram o menor transistor do mundo com um comprimento de porta de apenas 0,34 nm.

O transistor NPN é formado por duas junções NP, na sequência NP-PN. Formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P(NPN). A junção Emissor/Base é diretamente polarizada, a junção Base/Colector é inversamente polarizada.

Outro conceito que diferencia os transistores NPN e PNP é que, uma vez que a tensão é alocada de forma diferente, eles têm fluxos de corrente opostos na saída. Em um transistor NPN, a corrente de saída flui do coletor para o emissor. Em um transistor PNP, a corrente de saída flui do emissor para o coletor.

O que é um transístor bipolar? Um transístor bipolar é um componente semicondutor, constituído por 2 junções PN. O princípio de funcionamento do transístor bipolar é baseado no movimento de dois tipos de cargas elétricas: lacunas e eletrões, daí o termo “bipolar”.

São 850 mil núcleos otimizados para inteligência artificial e 2,6 trilhões de transistores em um único chip.

Transistor NPN: As junções internas deste transistor estão representadas pelos diodos da figura 2a. Um diodo conduz quando ele é polarizado com uma tensão positiva no anodo e negativa no catodo.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Entradas PNP e NPN
Essas siglas descrevem qual a polaridade do sinal de saída do sensor, ou seja, se ele manda VCC ou GND. Pensando a saída do sensor como uma chave, se ela for PNP liga o terminal de saída na sua alimentação positiva, enquanto as NPN ligam na alimentação negativa.

dezembro de 1947

Em dezembro de 1947 foi inventado o Transistor nos Laboratórios da Bell Telephone por William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain. O nome transistor foi derivado de suas propriedades intrínsecas "resistor de transferência", em inglês: (TRANsfer reSISTOR).
...
Transistor.

Existem dois Tipos de TsJB (BJTs): npn e pnp. O Tipo npn consiste em duas Regiões n separadas por uma Região p. O Tipo pnp consiste em duas Regiões p separadas por uma Região n.