Qual tração é melhor para arrancada?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Ao contrário de veículos esportivos que exigem mais força e desenvolvimento do motor. Assim, a tração traseira atua na melhor disposição do peso e potencializando as arrancadas do automóvel.

Neste caso, o deslocamento do peso do carro em movimento vai para trás, contribuindo para aumentar a aderência das rodas motrizes. Dessa maneira, ocorre o oposto nos modelos de tração dianteira e, por isso, para esses terrenos com pouca aderência e levando peso, a tração traseira é tão vantajosa.

Vantagens da tração dianteira
Ter o motor no mesmo eixo das rodas motrizes requer menos elementos na transmissão. O que lhe dá duas vantagens muito importantes de uma só vez: Fabricação mais barata, por necessitar de menos componentes. O consumo do carro será menor por ser mais leve e por utilizar menos engrenagens.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Vantagens da tração integral num SUV
Quer isto dizer que maior potência e binário não são enviados em igual medida para todas as rodas ou divididos entre o eixo dianteiro e o traseiro, mas antes para a roda específica que está a precisar de corrigir a aderência.

Até dá para fazer o drift com carros com tração dianteira, mas é bem mais difícil dominar a manobra — já que as rodas da frente controlam o veículo justamente para impedir que ele deslize. De qualquer forma, a curva não sai tão acentuada quanto se quer.

A maneira mais fácil de começar um drift é entrar em uma curva em alta velocidade, pisar subitamente no freio e depois, no mesmo momento, puxar o freio de mão. O carro deslizará no início, mas tente sentir a velocidade necessária ao entrar na curva e a sensação de suas rodas traseiras começando a deslizar.

Para fazer drift, você precisa que as rodas traseiras do carro derrapem. É por isso que os carros FF, em que a tração está nas rodas dianteiras, não são adequados nesse caso. Use um carro com um layout que não seja FF. Recomenda-se um carro FR ou 4x4.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Qual a diferença entre tração AWD e 4WD? A principal diferença entre tração AWD e 4WD, é que a primeira (AWD) funciona de modo integral em todas as rodas sempre. Enquanto a 4WD, pode ser acionada pelo condutor, em que consegue optar por colocar a força motriz nas duas rodas traseiras ou nas duas dianteiras.

Mais comum na grande maioria dos carros populares comercializados no Brasil, a tração 4x2 é aquela presente em duas das quatro rodas do veículo. Ou seja, toda a potência do motor é distribuída para essas duas rodas, sendo elas as dianteiras (tração dianteira) ou as traseiras (tração traseira).

TRAÇÃO INTEGRAL (AWD)
Em veículos com tração integral, também chamada AWD (all wheel drive), a tração é distribuída igualmente nas quatro rodas e controlada eletronicamente conforme a demanda do veículo. Ao contrário da tração 4x4, a tração integral não possui a opção de ativação/desativação.

Confira a seguir a relação dos seis modelos com tração nas quatro rodas mais acessíveis do mercado brasileiro.

  • Suzuki Jimny. Quer um carro 4×4 barato, mas não abre mão de alguns confortos dos carros atuais? ...
  • Suzuki Jimny Sierra. ...
  • Jeep Renegade. ...
  • Fiat Toro. ...
  • Suzuki Vitara. ...
  • Subaru XV.

Para compartilhar:

  • Volkswagen Golf GTI. A produção foi encerrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR), porém, o VW Golf GTI não poderia ficar de fora. ...
  • Renault Sandero R.S. ...
  • Honda Civic Si. ...
  • Fiat 500 Abarth. ...
  • Mini Cooper JCW. ...
  • Peugeot 208 GT. ...
  • Suzuki Swift Sport R. ...
  • Mercedes-Benz A 250.

“O que acontece é que se a montadora recomenda não usar e você usa a tração 4x4 no asfalto, isso acaba gerando um desgaste excessivo na caixa de transferência. Nesse caso, o risco de quebrar o sistema é alto”, alerta o especialista.

Das trações, ela é uma das mais utilizadas, pois há pessoas que possuem carros 4x4, e não se arriscam em pô-los na lama", pondera. Arlen explica que veículos no 4 x 4 (normal), são adaptados para andar em terrenos arenosos, de piçarras e lama. "A velocidade aí pode chegar até os 90 km/h", lembra.

O termo 4×4 significa que as quatro rodas do carro são motrizes. É por isso que os veículos que têm apenas a tração dianteira ou a traseira são sempre chamados de 4×2. Qualquer veículo 4×4 poder ser denominado de 4WD — tração nas quatro rodas — e de AWD — tração integral.