Qual tomate italiano?

Perguntado por: spilar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

San Marzano

O Tomate Italiano San Marzano é tido pelos especialistas como o melhor tomate do mundo, isto porque sua polpa é firme, espessa, suculenta, bem vermelha, com delicada doçura natural e baixíssima acidez. É de origem italiana, onde tomate tem que ser de primeira qualidade!

Em qualquer caso, evite os que têm buracos (tem bicho dentro!) e os com manchas escuras e sinais de bolor. Os bons tomates têm sempre cor uniforme e aroma adocicado.

chamados em italiano de Pomodoro San Marzano dell'Agro Sarnese-Nocerino são considerados por muitos chefs como os melhores tomates de molho do mundo.

San Marzano

O Tomate Italiano San Marzano é tido pelos especialistas como o melhor tomate do mundo, isto porque sua polpa é firme, espessa, suculenta, bem vermelha, com delicada doçura natural e baixíssima acidez.

Tomate Italiano
De formato alongado, é o melhor tomate para fazer molho, porque tem menos sementes e é mais carnudo. A desvantagem é que ele é o mais sensível de todos, então ele não tem um tempo muito longo de vida.

Holandês: é vendido em ramos; tem o formato mais arredondado e a polpa bem vermelha. Fica saboroso e lindo quando assado. Essa variedade tem a textura mais macia, tem pouca acidez e é mais adocicado.

Como escolher? Para saladas, os tomates mais firmes são os melhores. Porém, não devem ser totalmente duros e claros demais. Já para fazer um molho, escolha os vermelhos mais escuros e macios.

Os tomates cereja estão repletos de vitaminas e minerais que promovem benefícios à saúde. Eles são uma fonte riquíssima de vitamina C, que desempenha um papel importante em muitas funções do corpo.

Tomate Andrea ou Italiano
Por ter menos acidez e menos sementes, o Tomate Andrea é PERFEITO para o preparo de molhos! Esse tipo de tomate é o queridinho de quem aprecia uma boa massa e é o melhor para o consumo cozido.

R$ 8,99 por Kg.

O principal diferencial do Catânia, além da coloração alaranjada, é o altíssimo nível de doçura, com grau brix variando entre 10 e 11, o mesmo nível encontrado em melancias!

O principal tomate comercializado no Brasil, para consumo in natura, é o Salada Longa Vida, seguido pelo Italiano e os minitomates (cereja).

Carmem | Formato Achatado
É a variedade de tomate mais comercializada no Brasil.

Tomate Carmem
Conhecido também como tomate Longa Vida, é o mais consumido no País, responsável por cerca de 75% da produção. É um tomate mais aguado e amarelado, ideal para salada, mas ruim para molhos, que tendem a ficar mais alaranjados e sem sabor.

No Brasil, um dos tipos mais comuns é o santa cruz (ou santa clara) e sua versão híbrida, o débora. Há também os tomates tipo salada, como o caqui ou o caquizão, o momotaro, o cereja e o longa-vida (cármen). Para molho, os mais usados são o italiano e o holandês (de cacho).

Vamos mostrar qual o tomate mais apropriado para aquilo que você pretende fazer. O primeiro tipo é o tomate Carmem, ideal para saladas, mas não recomendado para fazer molhos, por conta da sua consistência aguada. O segundo é o tomate caqui, ideal para fazer o famoso vinagrete, presente nos churrascos.

Tomate Carmem

Tomate Carmem
Conhecido também como tomate Longa Vida, é o mais consumido no País, responsável por cerca de 75% da produção. Tem alta durabilidade graças aos genes da composição, mas esses mesmos genes também influenciam no sabor e no aspecto.

Cereja: Costuma ser mais adocicado e menos ácido do que a maioria.

O tomate é um fruto rico em vitamina C, vitamina A, vitamina K e licopeno, que é um potente antioxidante, ajudando a manter a saúde da pele, fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

São plantas altas e de crescimento indeterminado, frutos oblongos bi ou triloculares que variam de peso médio entre 80 a 220 gramas. Os tomates deste grupo são os mais conhecidos no mercado, tendo preço mais baixo e sabor ligeiramente ácido.