Qual tomada usa em Paris?

Perguntado por: ocortes6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

220 volts

A corrente elétrica na França opera em 220 volts, 50 Hz AC. Plugs são do tipo E (pino redondo e pino de aterramento masculino socket). Se você levar aparelhos elétricos, você precisará de um adaptador de tomada. Você também pode precisar de um transformador (110V-220V).

Tipos de Tomada - Tomada da Europa tipo C
Esse é o tipo de tomada da europa. Ele é utilizado vastamente tanto na União Europeia como em outros países do mundo. Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento.

As tomadas na França possuem dois furos redondos com um fio-terra central. Apesar de parecerem um pouco estranhas, é possível conectar os aparelhos eletrônicos brasileiros sem problemas, mas somente os que possuem dois pinos redondos.

A corrente elétrica na França opera em 220 volts, 50 Hz AC. Plugs são do tipo E (pino redondo e pino de aterramento masculino socket). Se você levar aparelhos elétricos, você precisará de um adaptador de tomada. Você também pode precisar de um transformador (110V-220V).

O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.

Uber em Paris é seguro e barato.
Seja qual for a sua opção, o valor da corrida será influenciado por alguns fatores e no caso dos táxis, há sempre uma cobrança superior que ocorre em virtude das altas taxas de licença que os taxistas pagam por seus pontos.

O chip de celular para França custa, em média, a partir de US$ 40. Esse preço varia de acordo com a quantidade de dias contratados para usar durante a viagem. Você pode conferir esse valor diretamente na plataforma online da America Chip, onde é possível calcular a quantidade de dias juntamente com o valor do frete.

Cartão Pré-Pago Internacional. O Cartão Pré-pago Internacional era uma ótima forma de levar dinheiro para Europa. Ele funciona como um cartão de débito que é aceito em mais de 95% dos estabelecimentos, pois sua bandeira é VISA ou Mastercard, que são aceitas em todo o mundo.

Não se preocupe, o adaptador de tomadas universal vai te atender adequadamente durante sua estadia em terras brasileiras. Ou seja, sua tomada padrão europeu também pode entrar nos plugues brasileiros, desde que seu adaptador atenda ao tipo N de tomadas, com três pinos, o formato mais comum no país.

O primeiro é o padrão norte americano, que atende países como Estados Unidos e Canadá; o segundo é o padrão europeu, que atende países da Europa; o terceiro atende os países do Reino Unido e o último é um padrão dito universal, que abrange alguns países europeus e asiáticos, mas não o Brasil.

Portanto, se você planeja viajar por outros países da Europa além de Portugal, uma dica valiosa é comprar um adaptador universal. Dessa forma, você não fica em apuros na hora de carregar celulares e eletrônicos durante a viagem.

Para sua entrada nos países que fazem parte do acordo Schengen é exigido um seguro viagem com cobertura no valor mínimo de € 30 mil euros, que cubra assistência médica em caso de acidente ou doença.

Paris não é uma cidade barata, mas a verdade é que há muitas opções de compras interessantes para o visitante. Cosméticos, produtos de beleza, roupas, maquiagem e perfumes são alguns dos exemplos de itens que têm preços mais interessantes que no Brasil. Lembre-se que grandes marcas de beleza são francesas.

Vá a uma loja das operadoras de telefonia francesas (Orange, SFR, Bouygues, Free…) e peça uma carte SIM prépayée ou puce prépayée. Normalmente, o preço desses chips varia entre 10 e 15 euros, dependendo da operadora.

Tipos de tomadas EU
Embora os países da União Europeia ainda não tenham adotado um único modelo de tomada padrão, a maior parte dos países do continente usam tomadas dos tipos “C” e “F”, caracterizados pelos dois pinos redondos.

Europa – Tipos C, E, F, J, L
O tipo C de plug de tomada possui 2 pinos arredondados e também paralelos, onde esse é o padrão mais utilizado em todo o mundo, porém na Europa, em alguns países, você encontra outros padrões de plugues de tomada, logo você precisa estar preparado.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

O que você pode levar é um adaptador de tomada baratinho, para garantir que as duas hastes verticais chatas dos plugues norte-americanos se encaixem na versão de qualquer lugar onde se encontre – redondo na Europa, em ângulo na Austrália, retângulos enormes no Reino Unido, e por aí vai.

Leve baterias extras com você ou tenha seus dispositivos eletrônicos totalmente carregados antes do voo. Não temos tomadas elétricas dentro de nossas aeronaves.

7 – Adaptador Universal
Item de necessidade básica também em uma viagem. Você pode pensar que dá para levar na bagagem despachada, mas ele pode fazer falta principalmente nos aeroportos e até mesmo dentro do voo.