Qual tipo sanguíneo dos índios?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

“Todos os índios brasileiros são da mesma etnia. A divisão em grupos é feita com base no idioma”, diz Castro. “Prova disso é que todos eles têm sangue do tipo O + . A presença de um único tipo sangüíneo em uma população é um fato único no mundo.”

Com relação à “raça”, os que aí residem apresentam uma maioria de “brancos” (38,7%), seguida pelos “pretos” (34,6%) e pelos “pardos” (25,7%), enquanto é bastante rarefeita a presença dos “caboclos” (apenas 1%).

Para entender do que se trata é preciso analisar a classificação dos grupos sanguíneos. O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Para entender do que se trata é preciso analisar a classificação dos grupos sanguíneos.

caucasiano

Diante dos resultados pode-se afirmar que o grupo étnico caucasiano/branco é o mais prevalente e o grupo sanguíneo O é o mais prevalente, seguido pelo grupo A.

Normalmente, as pessoas com sangue tipo A tendem a ser saudáveis, energéticas e resistentes a doenças.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.

sangue B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

Pele vermelha.
Os índios não eram vermelhos. Para se proteger do sol algumas tribos costumavam passar terra sobre a pela, e isso dava a eles uma tonalidade avermelhada.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro.

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Isso porque o tipo sanguíneo de uma pessoa está diretamente relacionado às informações presentes em seus genes. Quando somos concebidos, metade de nosso material genético vem de nossa mãe, e a outra metade, de nosso pai. Herdamos de cada um deles um conjunto completo de informação genética.

Rh nulo: o “sangue dourado”
Há que se mencionar ainda um tipo raríssimo de sangue, o chamado Rh nulo. Isso significa que os glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Esse tipo sanguíneo foi detectado pela primeira vez na década de 60 e desde então apenas 43 casos foram registrados no mundo.

Tipo B: flexíveis e menos vulneráveis a doenças, os indivíduos do tipo B apresentam uma atividade mental mais agitada e se harmonizam facilmente com todas as pessoas. São os profissionais do 'bem', que preferem a inteligência e a paz.

Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo O positivo pode ter filhos? Não. Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não existe nenhum risco para o bebê, em relação a este fator.

As pessoas do sangue tipo A têm mais dificuldades de digestão de carnes, devido à limitação de produção do suco gástrico. Sendo impossível eliminar a proteína animal de vez, é recomendado apenas o consumo de peixes.

Bacon, porco e todas as carnes vermelhas terão uma digestão difícil para o sangue tipo A, bem como salmão defumado, lagosta, ostra, linguado e camarão. Esse problema também pode se manifestar com a ingestão de leite, manteiga, queijo cremoso, óleos de milho, canola e gergelim.