Qual tipo de vinho combina com queijo?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Queijos leves e suaves, como os queijos frescos e macios, tendem a combinar melhor com vinhos frescos e de corpo leve, como brancos, rosés e espumantes. Já queijos com sabores mais intensos, como os queijos duros e semiduros, pedem vinhos encorpados, como os vinhos tintos de grande corpo.

Pinot Noir

O queijo mozzarella harmoniza com uma grande variedade de vinhos. Para fazer a harmonização, você também pode escolher brancos sem muita intensidade, como um Sauvignon Blanc e um Chardonnay sem passagem por barrica. Também vai bem com um tinto ou rosé à base de Pinot Noir.

vinhos brancos

As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.

Geleias, marmeladas ou mel puro de qualidade podem ser servidos como acompanhamentos para queijo branco e variedades de sabor mais suave. Morango, uvas e damascos são boas opções de frutas. O coalho acompanhado de torradas e melaço é uma excelente alternativa de petisco doce com um toque nacional.

Queijos duros, como parmesão e grana padano, harmonizam com: Malbec, como o Escorihuela Familia Gascón Malbec, Vinho do Porto ou um Syrah do Novo Mundo.

brie

Queijos com casca dura e de sabor acentuado, como o brie, comté, e gruyère, são ótimos para harmonizar com rosés. Espumantes rosés que possuem estrutura complexa também combinam fantasticamente com estes queijos. | Experimente harmonizar com: brie, comté, gruyère, havarti, mascarpone, ricota, suíço.

Como Montar a Tábua de Frios?

  1. Tábua de Frios. 1 – Carnes Curadas e Embutidos. ...
  2. Carnes Curadas. 2 – Queijos. ...
  3. Queijos. 3 – Pães. ...
  4. Pães. 4 – Castanhas e Nozes. ...
  5. Castanhas e Nozes. 5 – Frutas. ...
  6. Frutas. 6 – Conservas. ...
  7. Conservas. 7 – Patês e Geleias.

Já os queijos que vão bem com o vinho Merlot são maturados, como Cheddar, Parmesão, Pecorino Suíço, Edam, Manchego, e outros. Além disso, massas ou risotos à base de molho de tomate também são uma ótima pedida para harmonizar com o vinho Merlot!

Macarrão e pizza de massa fina são ótimas dicas de acompanhamento para vinho! Outra opção de acompanhamento para vinho tinto suave são aperitivos que incluem queijos maduros, carnes defumadas, pães e torradas acompanhados de patês.

Queijo para comer com vinho tinto seco

  • Queijo meia cura;
  • Queijo parmesão;
  • Queijo roquefort ou azul;
  • Queijo gorgonzola;
  • Provolone;
  • Queijo seco de ovelha.

O queijo minas tem um sabor fresco e leve, com uma ligeira acidez. É mais comum combiná-lo com chás ou cafés. Mas caso deseja acompanhá-lo com vinho, o ideal é um vinho branco leve, refrescante e frutado, que também são frescos e leves. Sauvignon Blanc,Chardonnay, Albariño e Muscadelle são boas opções.

Vinho Merlot é mais leve e frutal
Diferentemente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool.

Syrah

Molho quatro queijos
Nesse caso, o vinho ideal deve apresentar bom corpo, acidez viva e sabor intenso. Falando em sabor, escolha um encorpado Syrah, com seus aromas que remetem às especiarias ou até mesmo um Riesling, com notas de petróleo e acidez que "enche a boca de água".

Cabernet Sauvignon

A melhor uva para acompanhar pratos à base de filé mignon é a Cabernet Sauvignon.

Os queijos Cheddar e Gouda, por exemplo, destacam-se por apresentarem uma elevada percentagem de gordura e, por serem maduros, combinam perfeitamente com este tipo de vinho robusto e forte. Também em certos casos de queijo parmesão, o acompanhamento com um cabernet sauvignon bem estruturado é uma alternativa válida.

pinot noir

Com o queijo provolone, um pouco mais duro, os tipos shiraz, sangiovese e pinot noir são os mais indicados.

Em uma refeição o Cabernet Sauvignon combina com diversos tipos de carnes pesadas e gordurosas, tanto de gado como suína, aves e caças. Exemplares mais leves e com menos corpo vão melhor com receitas de sabor intermediário, como massa com molho vermelho, risoto com linguiça, por exemplo.

Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon: produz vinhos tintos encorpados e com alto teor de taninos, com aromas de frutas escuras e especiarias. Harmoniza bem com carnes vermelhas, queijos fortes e pratos com molhos encorpados.