Qual tipo de TV dura mais LCD ou LED?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Qual tipo de TV dura mais: LCD ou LED? As TVs de LCD costumam durar de 6 a 8 anos, se forem utilizadas 24 horas por dia. Já as TVs de LED duram geralmente de 4 a 5 anos, também se utilizadas 24 horas por dia.

As TVs de LCD têm baixo consumo de energia, menor desgaste da tela, tela mais fina, são leve e menor custo de manutenção. São ideais para ambientes mais iluminados. A TV de LED é uma TV LCD com iluminação traseira modificada, tornando a qualidade de imagem ainda melhor.

LCD

Afinal, entre os principais tipos de tela de TV, o LCD é um dos mais comuns e que geram uma qualidade incrível nas imagens, além de serem extremamente finos e resistentes.

Alguns deles são limpar a tela com produtos químicos ou deixá-la próximo a um local onde bate muito sol. Essas e outras práticas rotineiras podem causar defeitos no eletrônico e até mesmo diminuir a sua vida útil, sendo necessário gastar dinheiro para consertá-lo ou até comprar um novo.

O primeiro deles é o consumo de energia, maior nas telas de plasma. E o segundo, e maior defeito da tecnologia, é o seu desgaste. As telas de plasma perdem qualidade com o tempo.

100.000 horas

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas.

"Como as fontes das TVs atuais são muito sensíveis, ela precisa se manter sempre estável", explica Alex dos Santos, especialista na área há 20 anos. "Oscilações bruscas, causadas por raios ou variações de tensão, podem danificar circuitos e queimar o aparelho antes do tempo", diz ele.

usar detergentes e lustra-móveis durante a limpeza; limpar o aparelho estando ele ligado; borrifar água sobre a tela; deixar crianças tocar ou bater na tela do televisor.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

Em primeiro lugar em nossa lista de melhores TVs está a OLED C2, sucessora da LG C1 do ano passado e que mantém o patamar de qualidade alto, inclusive com as principais tecnologias de melhoramento de imagem e aúdio, como HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos.

Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção. Mas se o cliente deseja mais recursos de som, telas com bom contraste e suporte ao Dolby Vision, um aparelho da LG é uma boa escolha. Avalie os pontos discutidos acima antes de tomar sua decisão.

Qualidade de imagem: TVs LCD fornecem uma boa imagem, mas quando comparados lado a lado, em geral, uma TV LED terá melhores níveis de preto e contrastes. A precisão de cor também será melhor em uma TV LED do que em uma televisão LCD.

TV LCD. A sigla LCD significa Display de Cristal Líquido, ou seja, esse tipo de tela usa o cristal líquido para reproduzir as imagens que você vê, que são projetadas por um painel luminoso chamado backlight, que fica logo atrás dessa tela.

Como falamos, o display do televisor é praticamente a parte que lhe confere o valor de venda. Como ele sofreu um impacto e quebrou, não há possibilidade de reparar sem que haja a troca dessa parte por uma nova.

18 meses

Smart TV 4k têm vida útil de 18 meses.

cinco anos

Não é normal que uma TV apresente problemas com pouco mais de um ano de uso. Para esse tipo de produto, a vida útil é de, no mínimo, cinco anos, segundo pesquisas diversas, incluindo do próprio Idec.

O LCD é uma tecnologia muito utilizada até hoje em dia, não apenas em TVs, mas também em tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos. Sua vantagem é ser mais acessível que as tecnologias mais modernas e ter uma grande variedade de cores, embora tenha nível de contraste mais baixo que outros tipos de tela.

Como escolher a TV perfeita para 2022? Confira 7 dicas

  1. Defina seu tipo de uso da smart TV.
  2. Escolha o tamanho ideal.
  3. Atenção aos tipos de tela.
  4. Conectividade é essencial.
  5. Escolha um bom sistema.
  6. É a vez do 4K.
  7. Atenção aos recursos de som e imagem.
  8. No vídeo abaixo, conheça seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV.