Qual tipo de tecido não amassa?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Tecidos com fibra natural são o algodão, lã, linho e seda. Eles são resistentes e confortáveis, mas amassam com muita facilidade. Já os tecidos com fibras artificiais, como a viscose, poliéster, acrílico e nylon, quase não amassam e secam bem rápido.

Agora que você já sabe quais instruções seguir na hora de lavar a roupa, saiba quais tecidos que não podem ser passados, na maioria dos casos:

  • lã;
  • cetim;
  • seda;
  • nylon;
  • malha;
  • microfibra;
  • poliéster;
  • tactel.

tecidos de algodão

Os tecidos de algodão amassam com mais facilidade! E isso se dá pelo fato de ser uma fibra natural. Por esse motivo é uma fibra que precisa de mais atenção e cuidado em sua manutenção.

A malha é um tecido super leve e macio. Ela é feita com tecidos 100% sintéticos, mas mesmo assim consegue permitir uma boa transpiração através do tecido. Ela é um tecido ideal para fazer roupas que serão usadas em movimento!

Os tecidos feitos com fibras artificiais (tipo viscose, raion, acetato, poliéster, acrílico e nylon) secam muito rápido, são super resistentes e quase não amassam (ótemos para viagens), mas não absorvem a transpiração, dão cheirinho (ixi!) e queimam com super facilidade na hora de passar.

O tecido viscolinho é uma variação de linho misto com algodão ou viscose. Ele não amassa tanto dando a medida exata da elegância e conforto característicos do linho. Com ele é possível criar um visual arrumadinho e ao mesmo tempo despojado.

O poliéster é uma fibra sintética produzida a partir do petróleo, e é muito utilizado para as mais diversas finalidades. Devido a sua versatilidade e custo-benefício, ele está mais presente em nossa rotina do que percebemos em muitas das vezes.

Seda e cetim devem ser passados em temperaturas mínimas. Viscose, poliéster, lycra e náilon são sensíveis, portanto pedem ferros com temperaturas baixas. Você pode procurar no próprio ferro os programas específicos para cada tecido.

Como desamassar roupa muito amassada
Uma boa dica de como passar roupas com facilidade nessas situações é utilizar um borrifador com uma mistura de água com amaciante. Ao borrifar um pouco em cada peça, isso ajuda o ferro a deslizar melhor, além facilitar na hora de tirar o amassado.

O poliéster é naturalmente resistente à água, mas quando você reveste os fios de poliéster com vinil ou PVC e os tece, a resistência à água se torna imbatível. O revestimento de cada fio do tecido protege o poliéster e impede que a água penetre na fibra.

Basicamente a diferença entre às duas são a composição e a trama, a Viscose tem uma superfície mais lisa e plana, já o Viscolinho tem uma superfície mais tramada igualmente a do Linho e os fios não são uniformes.

O que é viscose? A viscose é um tipo de tecido semi-sintético, criado como uma alternativa artificial mais barata à seda, resultante da extracção de fibras de celulose do núcleo de algumas árvores como o pinheiro, bambu ou eucalipto convertido em fios de tecido.

Por que o linho amassa tanto? O linho é conhecido por amassar facilmente devido à sua estrutura de fibras naturais. Ao contrário de outras fibras têxteis, como o algodão, o linho é feito de fibras longas e duráveis que têm uma estrutura mais rígida.

Viscose. A viscose também é um tecido com um toque de algodão e que pode ser encontrado com diferentes tipos de estampados. Porém, ao contrário do tricoline, a viscose tem um caimento bem menos armado.