Qual tipo de spot usar na cozinha?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

O Spot Redondo, traz uma estética bem elegante e se adapta fácil a qualquer ambiente. O Spot Quadrado pode ser melhor adaptado em ambientes como, cozinha, banheiro, corredores e afins. Em cômodos como, sala de estar, quartos e ambientes de descanso, recomenda-se iluminação mais baixa, como branco quente.

Para salas, quartos, cozinhas e outros espaços de convivência, recomenda-se as fitas de LED com temperatura de cor quente (até 3000K), pois a luz amarelada ajuda a trazer maior sensação de tranquilidade e aconchego aos ambientes.

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

Banheiros e cozinha são ambientes tradicionalmente iluminados com luz branca. Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

A luz quente é mais indicada para a cozinha quando o foco do ambiente é produzir refeições rápidas e que não precisam de muito esforço. Isso porque a luz quente, apesar de ser mais aconchegante, não é tão boa para a iluminação dos objetos na cozinha.

Spots 5W — foco de luz mais amplo, geralmente possuem ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana; Spots 7W — Foco de luz amplo responsável por uma iluminação mais intensa e uniforme. Iluminam até 150cm de área plana.

Já o spot de sobrepor é ideal para ser instalado diretamente no teto, muito utilizado para espaços que precisam de iluminação direta, como cozinhas, escritórios e lavanderias. Com ele, é possível utilizar mais de uma lâmpada e seu efeito oferece maior amplitude de iluminação dos ambientes.

A lâmpada dicroica LED é perfeita para locais que exigem conforto e tranquilidade, mas também pode destacar objetos em geral. É uma lâmpada curinga e indicada tanto para residências quanto para vitrines comerciais, escritórios e museus.

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
  4. Confira a capacidade de iluminação. ...
  5. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  6. Cheque a dimerização. ...
  7. Cheque a certificação do Inmetro.

A etiqueta do seu produto deve mostrar um número de registro na parte de segurança. Fique atento! Alguns fornecedores não colocam um número e, sim, uma série de letras XXXX. Isso significa que o registro é falso, por isso, jamais compre lâmpadas que não possuam o número do registro.

1 | Luz na cozinha – Na cozinha, pode-se colocar um balizador com luz amarela focado em cima da bancada para os preparativos da comida, e uma decoração com plantas. Já é a luz suficiente para iluminar a cozinha e deixá-la também aconchegante.

O ideal para uma cozinha é obter o máximo de luz natural durante o dia e, á noite, a funcionalidade ganha espaço. Precisa ser uma iluminação direta com foco em pontos relevantes do ambiente, como bancada e a pia. Lâmpadas de LED também são boas escolhas, além de ajudarem na economia de energia.

A área gourmet precisa ser aconchegante e acolhedora e, para isso, nada melhor do que uma iluminação quente. Portanto, a lâmpada ideal para pendentes de área gourmet são as amarelas. As lâmpadas amarelas “aquecem” e trazem aquela iluminação aconchegante necessária para esse ambiente.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

Segundo a norma, a iluminância média para cozinhas é de 300 lux por metro quadrado. Então, quantos lúmens no total precisaremos? Ou seja, precisamos de um fluxo luminoso de 2100 Lúmens nesse ambiente.

Ela ilumina 850 lumens com apenas 12W de consumo, sendo ideal para locais de até 8m² ou para corrigir pontos de sombra.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.