Qual tipo de panela é melhor para a saúde?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 30 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

As melhores panelas para a saúde são aquelas feitas de aço cirúrgico, cerâmica, porcelana ou vidro, pois são atóxicas, ou seja, não possuem substâncias na sua composição, como níquel, chumbo ou alumínio, que podem causar intoxicação no organismo.

1.PANELAS ANTIADERENTES ou TEFLON
Este tipo de panelas é considerado o mais perigoso, devido à presença de dois tóxicos em especial: o TEFLON e o PFOA.

Os modelos de vidro, cerâmica, barro, porcelana e aço cirúrgico seguidos dos de ferro, ferro esmaltado e pedra-sabão, são os que trazem menos risco à saúde humana, desde que obedeçam aos padrões estabelecidos para esse tipo de equipamento.

Possuem longa durabilidade e, por serem feitas com aço inoxidável, não eliminam resíduos nos alimentos. Além disso, podem ser utilizadas para os mais diferentes preparos e são muito bonitas. Vale ressaltar que o fogo muito alto é inimigo destas panelas.

O mais importante é conhecer os tipos de panela, bem como os prós e contras do cobre, alumínio, inox, teflon, cerâmica ou porcelana. Vale levar em conta o tamanho e a quantidade de recipientes, baseados na rotina da casa, no tipo de comida e no número de moradores.

A próxima melhor escolha para o desempenho é o alumínio, mas, já que o metal pode fazer a comida grudar, é quase sempre revestido com um acabamento antiaderente, ou feito com alumínio anodizado. O aço inoxidável é um mau condutor de calor, mas muito durável e atraente.

Vantagens da panela de cerâmica
É que como a cerâmica é um material atóxico, antialérgico, que não pega cheiro e nem gosto, ela pode cozinhar todo tipo de alimento.

As melhores panelas são as de cerâmica, trazendo benefícios que outras panelas não trazem. Elas não riscam com uso de talheres de metal, nem com buchas grossas. Outro ponto é que elas não soltam resíduos tóxicos em seus preparos. Além disso, elas apresentam antiaderência para que seus alimentos não grudem.

5 dicas para escolher o jogo de panelas ideal para você

  1. Conheça os tipos de panela. Nada de sair comprando todos os jogos de panelas que encontrar pela frente! ...
  2. Pense nos tamanhos e na quantidade. ...
  3. Considere a praticidade na limpeza. ...
  4. Compare custo com benefício. ...
  5. Respeite o modelo de fogão.

As panelas da marca alemã Zwilling destacam-se pela qualidade, design e um preço realmente atrativo. É sem dúvida alguma uma das melhores opções em custo benefício, talvez a melhor, e por isso ela é nossa ESCOLHA NÚMERO 1.

As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida.

Aço cirúrgico
A panela de aço cirúrgico, assim como as panelas de cerâmica e porcelana, não é porosa. Além disso, tem proteção contra arranhões, não retém nenhum tipo de resíduo dos cozimentos e não contamina os alimentos.

A quantidade de alumínio presente nos alimentos cozidos em panelas desse material não representa risco à saúde.

Uma desvantagem dos utensílios de cerâmica é o preço, bem mais alto do que o das panelas de teflon. Mas, pela durabilidade e desempenho na cozinha, é um investimento que pode valer a pena. Por sua vez, as panelas de teflon são práticas pela antiaderência e pelo preço mais baixo.

As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.

Soltinho e macio: as melhores panelas elétricas de arroz

  • Alta capacidade. Electrolux ECC20. ...
  • Preparo rápido. Electrolux RCB50. ...
  • Tampa vedada com alça. Britânia Pa10 Prime. ...
  • Acabamento em inox. Elgin. ...
  • Temperatura ideal por até 8 horas. Cadence Multisabor.

Panela de ferro
Também apresentam boa durabilidade, preço baixo e, segundo especialistas, seu uso regular pode reduzir o risco de anemia e deficiência de ferro. No entanto, o armazenamento de alimentos em panelas desse tipo não é recomendado como forma de evitar a alta concentração da substância nos alimentos.

A panela de inox é a queridinha das cozinhas
Como as outras panelas tenha atenção na hora de esquentá-la, pois ela distribui o calor rapidamente e se você não ficar atento sua comida pode queimar.

Cidinha Lamounier: O feijão a gente pode fazer na panela de vidro, porque ele tem caldo. No caso do arroz e do feijão, as mais indicadas são as de inox e de alumínio. Elas distribuem o calor de uma forma igual, então você tem um padrão na alimentação.