Qual tipo de metal não escurece?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

Bom, o aço é a melhor opção de material na fabricação de joias, pois não oxida e não sofre com o escurecimento do metal, podendo ter contato com água e suor sem perder o brilho. O aço permite a mistura com outros metais. Por isso, ele ganha esse nome de aço dourado, levando a pigmentação do ouro.

O aço é um pouco mais resistente à corrosão do que a prata, mas nem por isso os cuidados podem ser descartados. Tome todos os cuidados ao entrar no mar e piscina utilizando suas peças e inclua nesses cuidados o uso da Flanela Mágica Pratafina para manter o brilho dos acessórios em dia como se fossem novos.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

A prata 925 escurece? Toda prata sofre com o processo de oxidação, já que é um material sensível a poluição, ácido úrico, enxofre e cloro, portanto até a prata 925 enferruja.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

tungstênio

As alianças de tungstênio são bem mais baratas que os modelos em ouro. É ideal para quem quer uma joia com bom custo-benefício; Os anéis de tungstênio não precisam ser polidos com frequência, pois seu brilho é duradouro e eles não riscam facilmente, nem escurecem.

magnésio

esse é o metal que mais facilmente se oxida. Entre os metais dados, o magnésio apresenta o maior poten- cial de oxidação (Eº(Mg/Mg2+) = +2,37 V).

Aço

Aço – comum em bijuterias, o aço é um metal não precioso que apresenta durabilidade e resistência ideal para fabricação de correntes de bijuteria. O aço inox, muito comum em gargantilhas, possui em sua composição cromo e níquel e confere maior brilho e resistência a corrosão nesse tipo de acessório.

Guarde as bijus em local seco e arejado e coloque giz escolar no local, pois ajuda a remover a umidade e previne mofo. Passe um pano de vez em quando, a poeira também escurece a biju. Quando passar perfumes ou cremes espere secar totalmente para depois colocar as bijuterias em contato com a pele.

Essencialmente, a semijoia tem como matéria-prima ligas metálicas geralmente menos nobres. Isso a torna mais sensível à oxidação, que é o processo químico gerado entre o contato do oxigênio, com a peça. A oxidação é um dos principais causadores de escurecimento de semijoias.

Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia.

Um produto comum que pode ser utilizado é a água sanitária. Pegue a peça que está sendo analisada e pingue uma gota e observe a reação. Se dentro de alguns minutos a joia ficar oxidada significa que ela é de prata (ou o revestimento é de prata).

Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox? Sim, porque o aço inox não sofre alteração em contato com a água salgada. Ele é um metal que resiste à salinidade e por isso sua joia não irá enferrujar nem escurecer em contato com o mar.

Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.