Qual tipo de letra e tamanho usar no currículo?

Perguntado por: ucardoso7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Algumas fontes indicadas são: “Times New Roman”, “Arial” e “Verdana”. Utilize um tamanho de fonte que seja agradável para a leitura: nem bula de remédio, nem outdoor! Fontes de tamanho 12 ou 14 são adequadas. O ideal é que o currículo tenha uma ou duas páginas.

O recrutador/empregador deve poder ler seu currículo facilmente, tanto na tela quanto impresso. Ao definir qual fonte usar no currículo, escolha uma fonte padrão, que seja compatível com a maioria dos programas de computador. É melhor evitar uma fonte que não seja muito utilizada.

Usar negrito, itálico ou sublinhado também é permitido, principalmente para destacar títulos, empresas e cargos ocupados. Deixe claro o objetivo profissional, o nível de experiência e a área em que deseja atuar.

Se sua área não requer habilidade criativa, o ideal é manter o preto como a cor dos textos do CV. Se o recrutador está buscando a criatividade do candidato, use cores que sejam bem legíveis. Imprima seu currículo antes de enviá-lo para a vaga, garantindo que o texto é fácil de ler com aquele tom.

Escolha uma fonte para o corpo do texto que seja escaneável. Mantendo o seu conteúdo em mente, escolha uma fonte para usar na maior parte do texto (por exemplo, parágrafos, bullet points, sumários). São nessas partes que os seus leitores obterão a maior parte das informações, portanto, isso sempre deve ter prioridade.

O currículo deve ter uma ou duas páginas. Currículos com mais de duas páginas podem ser descartados por recrutadores sobrecarregados. Candidatos com pouca experiência costumam se beneficiar de um currículo de uma página, enquanto candidatos experientes ganham mais com um currículo de duas páginas.

Como colocar as habilidades no currículo? Para colocar as habilidades no currículo, crie uma seção “habilidades no currículo”. Nela, liste 5 ou 6 das suas principais habilidades que sejam relevantes e que reflitam as suas principais qualidades profissionais.

A resposta é: não, não precisa colocar estado civil no currículo. Informar o estado civil, o nome dos pais, se tem filhos, documentos pessoais e endereço completo no currículo não é necessário. Essas informações podem ser consideradas privadas e não afetarão o desempenho profissional do candidato.

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.

Muitos candidatos se perguntam: “Precisa colocar a idade no currículo?”. Nenhum dado no currículo é obrigatório, por não se tratar de um documento com um formato oficialmente definido. Portanto, a resposta é: não, você não precisa colocar idade no currículo.

Envelope A4 feito em papel kraft pardo, ideal para curriculO, trabalhos escolares, faculdade, escritório, transportar e armazenar documentos em geral.

Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade: Tamanho 12 para texto. Tamanho 14 em negrito para títulos. Tamanho 10 para citações e notas de rodapé

Entre o currículo: bem auto-explicativo. Mas, não entregue o currículo dentro de um envelope. Qualquer coisa que fique entre o gerente e o seu currículo não é bem-vindo.

Não dobre, agrafe ou cole o seu currículo. Para o enviar por correio escolha um envelope suficiente grande para que chegue ao destino impecável.

Dicas para elaborar um currículo

  1. Não minta. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Cuidado com erros de gramática. ...
  4. Adicione seus dados/ informações pessoais. ...
  5. Insira a sua formação acadêmica. ...
  6. Informe a experiência profissional. ...
  7. Inclua os idiomas que você domina. ...
  8. Escreva os cursos que você já fez.

Escreva uma introdução (perfil profissional, resumo profissional ou objetivo de currículo) de um só parágrafo; Liste suas experiências de trabalho, a formação acadêmica, habilidades e informações adicionais incluindo apenas o que for relevante para a vaga; Salve seu currículo em PDF; Envie seu currículo por e-mail.

Normalmente, um currículo simples e básico deve conter:

  1. Dados pessoais;
  2. Área de atuação e objetivo profissional;
  3. Formação acadêmica.
  4. Experiência profissional;
  5. Cursos e qualificações;
  6. Atividades extracurriculares.

Basicamente são utilizados 3 estruturas de currículo, o modelo cronológico que usa suas informações em ordem decrescente de acontecimento, da mais recente para a mais antiga; o currículo funcional que foca em suas habilidades e competências; e o currículo combinado ou misto, que traz relevância para os atributos, mas ...