Qual tipo de lâmpada usar na sala?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Sendo assim, na hora de projetar a iluminação da casa, é importante ter atenção com as lâmpadas que serão utilizadas em cada cômodo. As mais amareladas são o indicado para quem quer ter um espaço aconchegante, ideal para descansar e receber visitas. Podem ser usadas no abajur e nas luminárias.

Escolha a temperatura ideal
As lâmpadas com cores quentes (amarelas) proporcionam uma sensação de tranquilidade no ambiente, além de não forçar os olhos, por não ofuscar as imagens. O indicado é utilizar o produto com intensidade de 2700k e 3000k para garantir esse conforto visual.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio. Tal tom é adequado para quartos, salas de jantar e estar, bem como para camarins e espelhos, já que o branco quente mantém as cores mais naturais.

Há quem tem a impressão de que quanto mais branca a iluminação, maior é a sua potência, ou que ilumina mais o ambiente que a cor amarela. Porém é utilizada a mesma intensidade luminosa no ambiente. O que difere é que a luz branca proporciona mais contraste e da percepção de mais claro.

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Lâmpada de LED

Lâmpada de LED: com um valor médio bem parecido com a fluorescente, a lâmpada LED faz seu trabalho bem feito. Com apenas 10 W é possível deixar um ambiente iluminado, tanto quanto uma de 60 W incandescente, por exemplo.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer. Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3500K.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Como exemplo, podemos citar o uso de lâmpadas de 6w nos quartos, onde muitas pessoas não gostam de uma luz tão intensa pela manhã, e de 9w na sala, onde preferem uma iluminação um pouco mais forte.

“A melhor maneira de escolher uma lâmpada é conhecer o ambiente que vai ser iluminado e seus objetos. E, a partir daí, especificar a temperatura de cor, o IRC, a vida útil, o fluxo luminoso e a potência”, explica Rubens Rosado G.