Qual tipo de lâmpada devo usar em pé direito duplo?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Se a opção é por embutir ou sobrepor luminárias no teto de pé direito duplo, você deve escolher lâmpadas AR111 ou PAR 30. Estas lâmpadas, podem ser halógenas ou de LED, e ter angulações que variam entre 8 a 60 graus, possibilitando fachos mais abertos ou mais fechados.

lâmpadas AR111

Então, no contexto de pé direito duplo, podem ser utilizadas lâmpadas AR111 ou PAR38, pois são lâmpadas de alto fluxo luminoso e são indicadas para alturas maiores. Outra opção para iluminação geral é a utilização de luminárias Downlight, porque são luminárias potentes e podem ser usadas em ambientes com altura maior.

Luminária de chão nas salas
Dica bônus: Caso precise de mais claridade, utilize lâmpadas brancas. Mas, se o uso for para ambientes de leitura ou descanso, prefira as lâmpadas com tons mais amarelados.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Da mesma forma que as ARs, a diferença entre os tipos de PARs está no tamanho e consequente intensidade luminosa de cada formato: a PAR20 é ideal para ambientes com pé direito normal, e a PAR30 ou 38, para pé direito mais alto e espaços maiores.

Diferente da iluminação geral, as AR são lâmpadas cênicas de destaques, possuem os ângulos de abertura de 12° e 24°. A AR111 é apropriada para iluminação com pé direito duplo, já a AR70 é procedente de um facho de luz mais fechado, porém, ambas sã...

Já as AR70 são lâmpadas utilizadas para fins. decorativos, garantindo efeito direcionado e com facho. de luz menor em quadros, tapetes, mármores e até

As lâmpadas AR111, AR70 e as dicroicas são as que possuem maior variedade de ângulos! As PAR20 e PAR30 tem menor variedade de ângulos.

De forma geral, para compreender as divergências entre as duas, basta associar as PAR20 como as mais adequadas para formar um ambiente cénico e obtendo luz mais focada. Por outro lado, as dicroicas servem como iluminação aberta e também cénica.

A altura do pé-direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado.

Quando utilizar uma lâmpada PAR 30? As lâmpadas PAR 30 são opções perfeitas para a iluminação de ambientes em dimensões ampliadas, seja com o auxílio das luzes de aplicação, ou ainda, como soluções luminotécnicas únicas.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

A diferença entre a PAR20 e a PAR30 é em termos de potência e nível de iluminação – a segunda possui 75W, enquanto a outra, 50W. Já a diferença entre a PAR20 e a dicróica é em relação à dimensão da luminária, pois a primeira precisa de uma luminária maior, enquanto a segunda utiliza luminárias mais delicadas.

Sendo assim, para ambientes mais amplos o ideal é utilizar a lâmpada PAR 38. Elas são capazes de dar destaque em áreas maiores, pois contam com excelente intensidade. Já as lâmpadas PAR 20 e 30, por serem um pouco menores, são mais utilizadas para focos internos pontuais.

Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens. Já para as fluorescentes, se tomarmos como exemplo uma de 12W, será equivalente a uma de 6W de LED, com emissão de 390-550 lúmens e uma de 50W das incandescentes.

A lâmpada de LED AR70 leva esse nome por causa de sua estrutura formada pela combinação de um LED com um refletor de alumínio (do inglês,”Aluminium-faceted Reflector”, por isso AR). Por ser pequena - ela tem apenas 70 milímetros de diâmetro -, a.

Você sabe a diferença entre o Spot Dicróica e Spot COB? O Spot Dicróica LED é formado por LEDs de 1 Watt cada. Assim, a potência total é diretamente proporcional ao número de LEDs. Já o Spot COB tem apenas um módulo que é responsável pela sua potência.