Qual tipo de hérnia de disco dá direito a aposentadoria?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Assim, se o seu laudo médico indica apenas abaulamentos, não adianta nem apresentar pedido de benefício, porque ele vai ser negado. A aposentadoria, portanto, só pode ser concedida se houver protusão discal ou no terceiro estágio, que á formação da própria hérnia de disco.

Quando a hérnia de disco cervical é grave? É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

Muitas pessoas se perguntam se quem tem hérnia de disco, especialmente na região L4-L5, pode se aposentar pelo INSS. Quando essa hérnia torna o trabalhador incapaz e impede de realizar o trabalho, é possível para pedir o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Instituto Nacional do Seguro Social alerta sobre uma notícia falsa que tem sido divulgada pelas redes sociais. Publicado em 29 de junho de 2023 às, 15h22. Última atualização em 29 de junho de 2023 às, 16h39.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

Dor ao respirar ou movimento o tronco; Formigamento na região das costelas; Dormência, formigamento ou sensação de queimação nas pernas; Sensação de fraqueza na perna e pé.

Agora pós a reforma previdenciária o valor a ser pago de auxílio-doença, chamado atualmente de auxílio por incapacidade temporária é a média de 100% dos salários de contribuição e não mais 80%, como era anteriormente.

1, Transtorno não especificado de disco intervertebral - CID 10 M51. 9 e Dor lombar baixa - CID 10 M54.

Algumas doenças que, em razão dos seus sintomas e gravidade, com maior frequência, geram aposentadoria por invalidez, são elas:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Trata-se do tipo mais grave de todos, pois rompe a parede do disco intervertebral e o líquido gelatinoso vaza para dentro do canal medular, pressionando a raiz nervosa e provocando inflamação e compressão contínua.

Quando a hérnia de disco tem relação com o trabalho e causa incapacidade, ela é equiparada a um acidente de trabalho. Nesse caso, você terá proteção no emprego por 12 meses, desde a data do retorno ao trabalho. Por outro lado, se a hérnia não tem nenhuma relação com o trabalho, você pode ser demitido.

De qualquer maneira, é importante que o paciente com protrusão discal comece o tratamento o mais rápido possível. Do contrário, ele arrisca desenvolver um mal mais grave: a hérnia de disco.

CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Ao longo deste conteúdo, abordo o significado e a conduta médica para casos que recebem esse código.

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.

Para quem ainda não está em tratamento, o indicado é não praticar exercícios de alto impacto (corrida, saltos) e/ou que gerem sobrecarga na coluna (como agachamento, stiff, abdomnais) até que se obtenha um diagnóstico preciso e liberação médica.

O diagnóstico da hérnia de disco é realizado a partir de exame físico em que o médico realiza testes de função neurológica, avalia sensibilidade, reflexos e força motora. Além disso, a investigação conta com exames de imagem como a ressonância magnética, indicada quando há suspeita clínica da hérnia de disco.

Caso você possua alguma doença ou lesão na coluna, para que consiga a aposentadoria por invalidez, você precisará preencher os seguintes requisitos:

  1. Ter carência de 12 meses no INSS;
  2. Ter qualidade de segurado;
  3. Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

CID M54 PROBLEMAS NA COLUNA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - YouTube.

CID M54.5 – Dor lombar baixa (lombalgia) CID M54.5 é o código para Dor lombar baixa, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Regiões mais acometidas pelo abaulamento discal
Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4L5 e L5S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular.