Qual tipo de hemorroida precisa de cirurgia?

Perguntado por: agois . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A hemorroidectomia é uma cirurgia para tratar as hemorroidas de graus 3 e 4 e que prolapsaram ou aquelas que não estão respondendo ao tratamento tradicional. Durante a cirurgia, o paciente receberá anestesia local ou geral, e o médico fará pequenos cortes ao redor do ânus para retirar as hemorroidas.

A cirurgia é ambulatorial, o paciente recebe alta no mesmo dia. O retorno ao trabalho, geralmente ocorre no prazo de 05 a 07 dias.

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

Em casos raros, as hemorroidas podem se tornar mais graves e exigir tratamento médico. Isso pode ocorrer se as hemorroidas se tornarem trombosadas, ou seja, quando um coágulo se forma dentro delas, causando dor intensa e inchaço. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia para remoção das hemorroidas.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

O que caracteriza o terceiro grau é a exteriorização das hemorroidas, que não voltam para dentro do ânus de forma espontânea, como no grau anterior. Na hora de usar o banheiro, o paciente consegue sentir que a hemorroida saiu, precisando empurrá-la para dentro do ânus com a própria mão.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Hemorroida Grau 4: As hemorroidas ficam expostas o tempo todo e, com a fricção na roupa íntima ou durante a higienização, ficam bem irritadas, causando sintomas como dor intensa, sangramento e até mesmo ulcerações.

Anti-inflamatório para hemorroida: qual utilizar? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Complicações comuns da cirurgia de hemorroida

  • Sangramento;
  • Infecções;
  • Estreitamento do ânus;
  • Incontinência fecal.

Carregar peso, caminhadas prolongadas, dirigir veículos são atividades que devem ser evitadas.

Em outras palavras, no caso da cirurgia de desarterialização pode, sim, haver retorno da hemorroida no mesmo local.

Sim, hemorroidas tem cura! “Atualmente, podem ser utilizadas várias técnicas, para resolver de vez este problema. Infelizmente, nenhuma garante a solução do problema para sempre, já que cada forma de tratamento tem uma taxa de recidiva.

A hemorroida deve ser diagnosticada pelo médico durante o exame físico, e complementado com a anuscopia e ocasionalmente com a colonoscopia. A colonoscopia permite avaliar o intestino grosso e o reto, identificando se há outras causas para o sangramento.