Qual tipo de exame de DNA é mais seguro?

Perguntado por: agonzaga3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O teste de paternidade é um exame seguro para identificação de filiação (quando você quer saber se as pessoas que serão analisadas possuem grau de parentesco. O nível de confiança do teste é de 99,9999% para determinar paternidade e de 100% para excluir paternidade. Porque essa diferença?

O DNA não é exceção. Os erros são pouquíssimos: é quase sempre abaixo de 1 erro por 100 mil. Isso dá uma possibilidade 99,99% de certeza*.

Resultados falsos-positivos são menos comuns, mas podem ocorrer devido a mal-entendidos de especialistas, técnicas incorretas usadas ou poucos marcadores genéticos usados. Um bom laboratório genético usa mais de 15 marcadores para garantir um nível de confiança de 99,999%.

Isso ocorre porque o DNA de cada ser é formado pelos genes da mãe e do pai. Somente em casos raríssimos de mutação genética seria possível admitir a diferença de um gene, mas não de dois ou mais. Daí o grau de certeza de 100% quando o resultado é negativo.

Para fazer um teste de paternidade, os envolvidos precisam comparecer ao laboratório e coletar o material genético, que segue para análise. Simples assim. Já se o suposto pai for falecido e não tiver ascendentes nem descendentes vivos, pode-se exumar o corpo e fazer a coleta do material a partir dos restos mortais.

O resultado do teste aparece em porcentagens, mas geralmente com as descrições na frente e na parte de baixo vem escrito a probabilidade da paternidade ou a exclusão da mesma. Entre em contato com o laboratório Freire e saiba mais.

A tecnologia está disponível a nosso favor e os tipos de exame de DNA são parte dessa evolução aplicada a medicina.
...
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética.
  • Ultrassonografia.
  • Raio X Digital.
  • Mamografia Digital.
  • Densitometria Óssea.
  • Doppler.
  • Medicina Fetal, entre outros.

Os vários tipos de testes de paternidade

  • A Cor dos Olhos. Durante os anos de 1800, as características físicas visíveis de uma criança eram analisadas para determinar a paternidade. ...
  • Tipo de Sangue. Em 1920 os cientistas descobriram as variações no tipo de sangue. ...
  • Testes serológicos. ...
  • Teste HLA. ...
  • RFLP Teste de ADN. ...
  • Técnica PCR.

O teste de DNA para paternidade pode dar um resultado falso-positivo ou falso-negativo? Os testes de paternidade podem ter resultados falsos - tanto positivos, quanto negativos. Os falso-negativos podem ocorrer devido à troca de amostras, ou negligência na operacionalização do exame, gerando interpretação duvidosa.

E se o resultado for negativo? Caso o resultado do teste de DNA seja negativo, o procedimento administrativo em relação à pessoa indicada como suposto pai é encerrado e arquivado.

O relatório do exemplo é positivo, ou seja, a probabilidade de paternidade é superior a 99,999%, logo verifica-se que a criança herdou um dos alelos do pai em cada marcador genético.

De acordo com Scarpelli, os exames de DNA têm 99,999% de certeza quando dão positivo.

se uma pessoa apresenta quadro gripal iniciado há um dia e faz o teste RT-PCR, pelo fato do pico da carga viral ser após 3 a 5 dias de sintomas, o exame tem chances de dar falso-negativo, mesmo com a pessoa estando doente.

Os laboratórios, na maioria das vezes, concluem pela exclusão somente após a identificação de mais de dois locos onde o alelo paterno do filho não é compartilhado pelo suposto pai.