Qual tipo de diabetes não usa insulina?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A causa desse problema é a falta ou ausência de insulina, o hormônio responsável por levar a glicose até as células. Assim, pessoas com diabetes tipo 1 e com diabetes tipo 2, sofrem com o mesmo problema decorrente do diabetes.

Apesar de grande parte dos quadros de diabetes tipo 2 serem tratados com a mudança de hábitos alimentares e prática de atividades físicas, em casos mais severos é necessário que o paciente tome injeções diárias de insulina para conseguir controlar a doença.

No diabetes tipo 2, as células do corpo não são tão sensíveis à insulina. Desse modo, o pâncreas tem que produzir mais insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso se chama resistência à insulina.

Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença metabólica crônica caracterizada por valores elevados de glicose no sangue; a hiperglicemia. A doença se desenvolve pelo comprometimento progressivo da produção de insulina pelas células pancreáticas tipo beta e pela resistência a ação do hormônio em órgãos como fígado e músculo.

Comparando os dois tipos, a endocrinologista Daniele Zaninelli afirma que não é simples dizer qual é o mais grave, já que cada caso deve ser analisado individualmente: “Existem muitas diferenças na fisiopatologia dessas doenças, mas ambas podem levar a complicações micro e macrovasculares, dependendo da forma como se ...

Verificar glicemia capilar em jejum (HGT) diariamente e aumentar a dose em 2 UI a cada 3 dias até atingir o alvo (70-130 mg/dl).
...
Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

A perda de peso ocorre frequentemente em pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 1, mas pode afetar também pessoas com diabetes tipo 2. Em outros casos, quando o açúcar no sangue está muito alto, os diabéticos tendem a urinar mais (poliúria), o que pode resultar na perda de peso através de um processo de desidratação.

Você acredita que diabetes tipo 2 pode virar diabetes tipo 1 quando a insulina passa a ser necessária? Não é verdade! Não são apenas as pessoas com diabetes tipo 1 que precisam tomar insulina regularmente. Em alguns casos, a insulina também é usada por pessoas com diabetes tipo 2.

Entre as complicações, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e catapultam o risco de infartos e AVCs. Amputações devido a feridas não perceptíveis na pele capazes de evoluir para gangrena (pé diabético).

Quais as causas de diabetes tipo 1? De modo geral, o diabetes mellitus tipo 1 tem origem autoimune ou mesmo genética. Por isso, o diabetes tipo 1 surge geralmente na infância ou na adolescência e não está relacionado ao estilo de vida ou à alimentação do paciente.

A melhor forma natural e caseira para controlar a diabetes e regular os níveis de açúcar no sangue é a perda de peso, pois isso faz com que exista menos camada de gordura no corpo, o que melhora o funcionamento do fígado e do pâncreas, assim como melhora a sensibilidade à insulina, facilitando seu trabalho.

Jardiance ® é o único medicamento para tratar o diabetes tipo 2 que demonstrou redução significativa do risco de eventos cardiovasculares e morte cardiovascular em um estudo desenhado para este propósito.

Diabetes tipo 3 seria uma forma de diabetes relacionada a resistência à insulina apenas no cérebro, diferente do tipo 2, onde há resistência à insulina no corpo todo.

O paciente diabetico tem falta e/ou resistencia a acao da insulina e por esse motivo nao consegue utilizar a glicose como energia . Por isso, que ha perda de glicose pela urina e consumo de acidos graxos com consequente emagrecimento .

- Diabetes tipo 1, onde o pâncreas simplesmente não produz insulina. Essa condição acontece por conta da destruição, pelo sistema imunológico do organismo, das células beta-pancreáticas . Neste caso, o paciente precisa sempre receber insulina injetável para que a glicose possa ser metabolizada.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Isso porque algumas dessas frutas possuem o chamado índice glicêmico (IG) muito elevado (falaremos mais disso a seguir), o que faz com o nível de açúcar no sangue suba rapidamente, comprometendo o controle do diabetes.
...
Alguns exemplos são:

  • Kiwi.
  • Mamão.
  • Pêssego em calda.
  • Abacaxi.
  • Cereja.
  • Uva passa.
  • Fico seco.

Por isso, pessoas com diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina, com o objetivo de manter o controle da glicemia, além de outras medidas preventivas, incluindo o uso de medicamentos, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Resumos sobre os 5 tipos de diabetes | Colunistas

  • Diabetes Mellitus Tipo 1.
  • Diabetes Mellitus Tipo 2.
  • Diabetes Mellitus Gestacional.
  • Diabetes tipo LADA.
  • Diabetes tipo MODY.
  • Considerações finais.

Não se deve usar a insulina sem prescrição médica ou quando o diabético quiser porque comeu mais açúcar, pois o uso indevido da insulina pode causar tremores, confusão mental, visão embaçada ou tonturas, que são característicos de hipoglicemia.